Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal

Museu Nacional da República

 

O Museu Nacional da República (MuN) faz parte do Conjunto Cultural da República, juntamente com a Biblioteca Nacional de Brasília, e foi inaugurado em 15 de dezembro de 2006. Segundo a designação do Relatório do Plano Piloto de Brasília, elaborado em 1957 por Lucio Costa, o MuN foi construído para integrar o Setor Cultural Sul da Nova Capital.

 

O Museu Nacional da República tem como missão promover as artes visuais para todos os públicos, de forma dialógica, e ser um espaço de incentivo à curiosidade, sensibilização do olhar e produção de conhecimento, por meio de ações de formação do acervo, salvaguarda, pesquisa, comunicação e educação.

Projetado por Oscar Niemeyer, seu edifício em formato de uma semiesfera tem a concepção arquitetônica condizente com a monumentalidade da escala da Esplanada, alinhando-se com o modelo estético modernista.

 

O edifício do MuN é um elemento do conjunto conceitual e formal da estética arquitetônica escolhida para a nova capital do Brasil, com o projeto urbanístico do arquiteto Lucio Costa. Este plano foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 1987. Além disso, o equipamento é tombado em nível federal pela Portaria nº 55 de 6 de junho de 2017 e inscrito ex-oficio no Livro de Tombo do Distrito Federal, conforme a Lei nº 47/1989.

A cúpula tem base com 32,6 m de raio e 26,25 m de altura e uma área total de 15.000 m². Seu interior é dividido em quatro pavimentos: subsolo, piso térreo, piso superior para exposições e mezanino. No pavimento superior, com acesso independente por meio de duas rampas, está a grande área de exposições com um vão inteiramente livre de 3.203,19 m², exclusivamente destinado a realizações de mostras.

 

Acima deste vão está o mezanino, que é uma plataforma de 719,63m² e a ele estão ligados as rampas e elevadores provenientes do expositivo, mais a plataforma de carga e a escadaria de serviço. No piso térreo encontra-se uma das entradas principais do prédio que dá acesso ao auditório maior (700 lugares) e a outro menor (85 lugares). Ainda neste espaço encontra-se a Galeria Térreo e a Sala 2 que recebem exposições de pequeno porte. As manifestações culturais também ocorrem na área externa do Museu, que é circundado por três espelhos d’água.

 

A estrutura do prédio é toda em concreto e sua cobertura gera uma sustentação dupla. A face externa da cúpula recebeu impermeabilização contra água e ressecamento, antes da pintura, toda na cor branca. A face interna da calota, visível do expositivo e mezanino, foi recoberta com placas de gesso e a parte inferior foi pintada com tinta à base de água e a parte superior coberta por revestimento acústico. A iluminação ambiente é indireta e feita por reflexão, a partir do piso de um grande lustre central.

 

Não é permitido tocar ou manipular as obras. Não é permitido correr e gritar. Não é permitido consumir alimentos ou bebidas dentro do Museu e fotos devem ser tiradas sem flash.

A capacidade máxima de visitantes no Museu Nacional da República é de 100 pessoas por vez.

O museu conta com uma entrada acessível desde a calçada em nível plano, sem degraus. As duas salas de exposição menores e os dois auditórios se encontram no pavimento térreo, próximas à entrada acessível.

 

O acesso às duas salas de exposição nos pavimentos superiores se dá por elevadores acessíveis. Também há acesso entre elas por escadas e piso tátil alerta sinalizando início e fim de escadas e rampas, porta de elevador e obstáculos aéreos, como extintores de incêndio afixados nas paredes.

 

Há piso tátil direcional no pavimento térreo, que conduz os visitantes cegos desde a entrada até os elevadores.

 

Há estacionamento próprio da instituição com 02 vagas reservadas para pessoas com deficiência física com área de transferência delimitada.

 

Há duas cadeiras de rodas disponíveis para visitantes com mobilidade reduzida. Há 03 sanitários acessíveis.

 

Os sanitários, elevadores e algumas salas possuem sinalização visual ampliada e em Braille.

Endereço: Setor Cultural Sul, Lote 2, Cep 70070-150, Brasília – DF

 

Telefone: (61) 3325-5220, para dúvidas gerais

 

Horários de funcionamento:

De terça-feira a domingo das 9h às 18h30

 

E-mail: museu@cultura.df.gov.br

 

Gerente responsável: Sara Seilert

 

Google Arts & Culture:

https://artsandculture.google.com/partner/museu-nacional-da-republica

 

A programação completa do espaço pode ser encontrada nas redes sociais.

Acesse o Instagram: https://www.instagram.com/museunacionaldarepublica