Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
20/06/24 às 13h31 - Atualizado em 20/06/24 às 16h37

BNB expõe livros raros sobre Brasília

A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) vai lançar uma exposição no final de junho para mostrar ao público da capital e a turistas em visita à cidade patrimônio da humanidade uma parte do seu acervo que trata da memória e da história local. “Brasília Rara” reunirá em torno de 30 obras relacionadas à cidade, de um total de 150 que fazem parte da Coleção de Obras Raras da BNB, com 510 títulos e 700 exemplares no conjunto.

 

 

Curadora da exposição e bibliotecária Mariana Greenhalgh, na BNB. Foto: Acervo BNB

 

“As pessoas acham que pelo fato de Brasília ser jovem, a cidade não tem livros raros. Isso é um equívoco”, explica a bibliotecária Mariana Greenhalgh. Para aprontar a exposição, ela no momento divide seu tempo entre o processamento técnico de catalogação do acervo da BNB, de quase 49 mil livros, e a escolha das obras que serão expostas no segundo andar da maior biblioteca pública do DF.

 

“Quisemos fazer essa mostra também porque julho é período de férias escolares, e uma exposição com esse recorte vira uma possibilidade para estudantes conhecerem melhor a capital”, complementa a diretora da BNB, Marmenha Rosário.

 

Os livros exibidos são selecionados por critérios como importância e raridade, pela dificuldade de acesso pelo público, pelo valor agregado – por exemplo, um livro que pertenceu a JK, com dedicatória do autor para o ex-presidente –, por um selo ex-libris (marca de propriedade) de alguma personalidade (por exemplo, de Lúcio Costa, que desenhou o Plano Piloto), pela temática (assuntos de Brasília e das cidades administrativas), por registrar eventos históricos ou poder somar na salvaguarda da memória local.

 

 

Livros que fazem parte do acervo de livros raros. Foto: Acervo BNB

 

Entre as obras selecionadas para exibição está o primeiro livro impresso em Brasília, “Bagana: monólogo em 3 actos” (emprestado à BNB pela Biblioteca do Senado Federal), de Ruy Carneiro, que circulou em 1959, pela editora Brasília: Divulgadora de Imprensa, Propaganda e Editora. O primeiro texto infantil que saiu na nova capital foi “Tia Margarida vai a Brasília: história para alguém contar as crianças”, de Jayme Martins, pela Editora Buriti, do Rio de Janeiro, em 1959.

 

Serviço

Brasília Rara

Biblioteca Nacional de Brasília

Espaço expositivo, 1º andar

Abertura: 27 de junho, com palestra de Mariana Greenhalgh às 15h no auditório

Entrada gratuita