Texto e edição: Mônica Pedroso (Ascom/Secec)
20.11.21
08:00:00
Atriz formada pela Universidade de Brasília (UnB), palhaça premiada, diretora, arte educadora e produtora cultural. Ana Luiza Bellacosta é especialista técnica em palhaçaria clássica pela École de Clown et Comedie Francine Cotê Montreal-CA.
E quem pensa que palhaça é só gargalhada, não imagina o que essa mulher já fez e faz. No cenário cultural há vinte anos, ela é fundadora do Cabaré da Nega, primeiro cabaré circense produzido, dirigido e protagonizado por uma mulher negra no Brasil. Também integra a Andaime Cia. de Teatro, a Cia. Colapso e o coletivo Laboratório de Palhaças e Palhaços.
Prêmio Mulheres Negras
Bellacosta integra o Quilombo Beijamim de Oliveiro, um coletivo de palhaces pretes; ministra oficinas de formação teatral e de comicidade; trabalha com mulheres, jovens e crianças em situação de vulnerabilidade social e durante 15 anos foi palhaça nos hospitais públicos do Distrito Federal alegrando a rotina dos pacientes.
Na parte acadêmica, pesquisa a comicidade negra, a revisão de conceitos de gênero e raça na construção do humor. Também milita pela importância do protagonismo negro em festivais de circo e teatro. Tudo isso sem perder o humor e a graça.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)
E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br