Com gastronomia apreciada internacionalmente, arquitetura de edificações que se destacam na paisagem das grandes cidades, expressão artística marcante na tapeçaria, literatura, caligrafia, dança, música, joalheria, mosaicos, dentre tantas outras, e de hospitalidade acolhedora, é inegável a contribuição cultural dos povos árabes ao mundo. Para imergir nessa rica cultura de sabores, cores, ritmos e costumes inconfundíveis, o Instituto de Cultura Árabe Brasileira (ICAB), promoverá a 3ª Semana Árabe, entre os dias 25 e 28 de setembro, na Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), com fomento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) viabilizado por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF).
Para o secretário de cultura e economia criativa, Claudio Abrantes, o evento se trata de uma oportunidade de destacar a influência árabe nos hábitos e na cultura nacional e internacional. “Temos influência em diversas áreas, como a culinária, com o consumo de chás e cafés e especiarias, e como até a nossa língua, com o uso de palavras derivadas do idioma árabe. Por isso, é com satisfação que a Secretaria de Cultura incentiva essa iniciativa com recursos do FAC e o apoio da Biblioteca Nacional de Brasília.”
Segundo levantamento da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, são mais de 11 milhões de árabes e descendentes vivendo aqui. Essa comunidade que contribuiu fortemente no comercio na figura do mascate, comerciante que ia de cidade em cidade, pelo interior do Brasil, vendendo vários produtos e, com o tempo, se fixava em uma dessas, onde montava seu comercio, estando presente ainda hoje.
Na programação da 3ª Semana Árabe, estão incluídas atividades como exposição culinária e literária, contação de histórias, mostra de filmes, palestra e bate-papo, oficinas de dança, música e automaquiagem, além de saraus. Todas elas são gratuitas e realizadas entre 10h e 20h, dentro do horário de visitação do público da BNB.
Programação
Dia 25/9, às 17h: oficina de Dança do Ventre com véu para mulheres; e às 18h30: sarau de Abertura do Evento com show de dança do ventre de dançarinas do ICAB e convidadas
Dia 26/9, às 17h: oficina de movimentos sinuosos para Dança do Ventre; às 18h: curso de automaquiagem para os olhos – O Olhar da Mulher Árabe; e às 19h: apresentação de Danças típicas – Saidi com Bastão, Baladi e Dança do Jarro
De 25 a 28/9: exposição educativa “A herança árabe na cozinha brasileira”; e espaço de Leitura Khalil Gibran, com livros relacionados à literatura árabe e história dos povos árabes. Ambos abertos à visitação durante o horário de funcionamento
Dias 25, 26 e 27, às 15h, e 28, às 10h: contação de histórias para crianças
Dias 25, 26 e 27, às 12h30, e 28, às 10h: mostra de filmes sobre o mundo árabe
Dia 27/9, às 14h: palestra “A herança árabe na cozinha brasileira” com a socióloga Patrícia El-moor, doutora pelo departamento de sociologia da Universidade de Brasília e coordenadora cultural do Instituto de Cultura Árabe Brasileira ICAB
Dia 27/9, das 16h às 20h: realização da Henna Artística em pessoas a partir de 18 anos; às 17h: oficina de Dança do Ventre para crianças (entre 6 e 11 anos); e às 18h30: Sarau Percussivo com apresentações de dança do ventre ao som de instrumentos como derbake, daff (pandeiro) e snujs.
Dia 28/9, das 10h às 15h: feira da Diversidade Culinária Árabe, com pratos a preços populares; às 11h30: Mesa Redonda sobre a Palestina, com participação de convidados; e às 13h: Oficina de Dabke para Homens e Mulheres + Roda de Dabke.
Para mais informações, veja o perfil do ICB Brasília no Instagram.
Link do perfil do ICB Brasília no Instagram: https://www.instagram.com/icabbrasilia/