Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
27/09/24 às 16h10 - Atualizado em 27/09/24 às 16h12

Biblioteca Nacional de Brasília recebe show de tributo a Aracy de Almeida

 

A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) receberá, na próxima segunda-feira (30), às 19h30, um “pocket show” em homenagem à cantora Aracy de Almeida, na próxima edição do BNB Musical. Na ocasião, a cantora Flávia Beleza, será acompanhada no palco pelo violonista Gilberto Larcher e pelo cavaquinhista Nelsinho Serra, num arranjo que remete aos famosos regionais. O “Tributo a Aracy de Almeida – o samba em pessoa” (um dos apelidos da carioca) trata-se de mais uma apresentação de artistas que atuam no DF para fazer curtos espetáculos de qualidade no auditório da Biblioteca Nacional de Brasília.  A entrada é franca.

 

Considerada a mais fiel intérprete das canções do amigo e conterrâneo Noel Rosa pelo próprio poeta de Vila Isabel, Araca, como era tratada pelos parceiros das rodas de samba, assim como “Dama do Encantado”, referência ao bairro da zona norte do Rio de Janeiro, onde nasceu, teve uma carreira que surgiu no rádio, passou pela indústria fonográfica dos bolachões e fez a festa em programas de calouros na televisão. “O samba chegou às rádios por uma forte influência do Noel Rosa, um branco de classe média que nunca foi elitista. Ele e Aracy, uma mulher negra, periférica, não eram apenas parceiros na música, mas de vida. As histórias do rádio e do samba, na minha percepção, se confundem com a trajetória dos dois”, explicou a cantora Flávia Beleza.

 

Resgate

O pedagogo, compositor e um dos curadores do “BNB Musical”, Newton Lima, enaltece a apresentação como maneira de resgatar a tradição da época das cantoras de rádio. “Esse trabalho resgata a memória dos anos 1940, 1950, época muito importante, das cantoras de rádio. Muita gente, principalmente os mais jovens, não conhece Aracy de Almeida.”

 

O bibliotecário, violonista e também curador do projeto, Rodrigo Mendes, destaca a oportunidade de vivenciar um resgate histórico da música brasileira. “Acho uma grande oportunidade de apreciar a roupagem dos regionais daquele tempo, com violão e cavaquinho, instrumentos tradicionais da música brasileira. Vale muito a pena prestigiar esse resgate histórico proposto pela Flávia, que conta com dois músicos experientes e renomados da cidade”.

 

A cantora Flávia ressalta o fato do projeto musical ser realizado nas instalações da BNB. “Exalto a iniciativa de realizar um projeto musical na Biblioteca Nacional, uma biblioteca pública que muita gente de Brasília ainda não conhece. O acesso pela arte, pela música, vai aproximar as pessoas por uma via diferente e muito agregadora”, finaliza.

 

O trio

O trio tem em comum o fato de virem de famílias musicais. Flávia, advogada e pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB), é egressa de família de músicos na Bahia. O histórico familiar a empurrou para estudos de canto e o encontro com o violonista Alessandro Borges, professor da faculdade de música da UnB, quem, por outros compromissos, não estará na apresentação na BNB. Com ele, Flávia desenvolve trabalhos sobre a história da música popular.

 

O paranaense Larcher começou a tocar violão na adolescência, observando os irmãos mais velhos, embalados pela música caipira. Sem educação formal na área, adquiriu experiência em grupos vocais e instrumentais na capital federal. Já o brasiliense Serra iniciou a carreira influenciado por um padrinho, pesquisador de música, integrante de um grupo de seresteiros. “O repertório que vamos tocar na BNB eu aprendi em casa, ainda pequeno”, afirmou o cavaquinhista, que tem licenciatura em música.

 

Serviço

“BNB Musical”

Pocket show “Tributo a Aracy de Almeida – o samba em pessoa”

Flávia Beleza (voz), Gilberto Larcher (violão), Nelsinho Serra (cavaquinho)

Local: Auditório da BNB

Data e horário: 30 de setembro, segunda-feira, às 19h30

Entrada gratuita