23/05/24 às 10h55 - Atualizado em 18/06/24 às 11h16

BNB Musical recebe clássico e popular no teclado eletrônico

A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) recebe no próximo dia 25, terça-feira, a pianista Henriqueta Mattos, na quarta edição do projeto BNB Musical, que se propõe a divulgar musicistas que trabalham no Distrito Federal. Com repertório clássico e popular no teclado eletrônico, o “pocket show” (uma hora de duração, com curadoria de servidores da biblioteca) está marcado para as 19h30 no auditório do 2º andar. A entrada é gratuita.

“A apresentação proposta pela Henriqueta Mattos conversa com as edições anteriores do BNB musical, firmando o conceito de diversidade em espetáculos minimalistas e intimistas. Será a primeira vez que teremos um recital de piano com repertório clássico”, explica um dos curadores do projeto, Rodrigo Mendes, bibliotecário e violonista. As edições anteriores tiveram duo instrumental, chorinho e folk.

“É uma honra participar do projeto BNB Musical. A biblioteca é um local cultural importante e belíssimo, frequentado por uma grande diversidade de pessoas da capital e de turistas. É uma oportunidade muito boa de o artista difundir seu trabalho para esse público diverso, que busca um encontro com a cultura local”, afirma Henriqueta, professora da Escola de Música de Brasília (EMB).
De Bach a Chiquinha Gonzaga

A pianista vai tocar um repertório diverso, juntando clássico e popular. Na programação estão prelúdios de Bach e Villa-Lobos, noturnos e valsas de Marie Szymanowska, Chopin e Alberto Nepomuceno e danças como polcas, habaneras (ritmo cubano), baião e tangos brasileiros, visitando Ernesto Nazareth, Cécile Chaminade e a consagrada Chiquinha Gonzaga.

Música de câmara em bibliotecas e museus não é novidade para Henriqueta, que costumava frequentar eventos assim em Munique, na Alemanha, onde fez mestrado e doutorado na Universidade Ludwig Maximilian depois de se graduar pela Universidade de Brasília (UnB).
“O auditório da BNB é bonito e aconchegante e possui excelente acústica, que amplifica com nitidez o som dos instrumentos e da voz, facilitando a comunicação entre artista e plateia”, testemunha a professora, que espera fazer uma apresentação motivando crianças e jovens a se interessarem pelo estudo do piano.

Ela elabora sobre as diferenças entre o teclado eletrônico e o piano acústico: “são instrumentos diferentes. Não podemos tocar no piano digital com o saudosismo da grandiosidade sonora do piano acústico. Há um longo processo de adaptação técnica e auditiva para o instrumentista. Nem todo repertório cabe tocar no digital porque a sua mecânica é mais frágil. Por isso, é preciso escolher um repertório que fique acusticamente bonito e redondo no digital, que seja ao mesmo tempo leve e transparente.”

BNB Musical
Pocket show com a pianista Henriqueta Mattos, da EMB
Repertório de peças clássicas e populares
25 de junho, terça-feira, às 19h30