9/07/24 às 15h17 - Atualizado em 10/07/24 às 13h13

Circuito de Festejos Juninos agita Sobradinho e São Sebastião no último fim de semana

O Circuito de Festejos Juninos realizou mais uma etapa em Sobradinho e São Sebastião neste último fim de semana, nos dias 5, 7 e 8 de julho. As localidades foram palco das Classificatórias do Gonzagão de Quadrilhas Juninas e do Circuito de Quadrilhas Juninas (LINQDFE), reunindo cerca de 5.000 pessoas em Sobradinho e 2.000 pessoas em São Sebastião diariamente.

As festividades aconteceram no estacionamento do Parque de Exposições de São Sebastião e no estacionamento do Estádio Augustinho Lima, em Sobradinho, onde um total de 39 quadrilhas juninas se reuniram para competir por uma das dez vagas na grande final. A grande campeã representará Brasília no Campeonato Brasileiro de Quadrilhas, que acontecerá no final de julho.

O jornalista Fernando Fidelis, morador de Sobradinho, aproveitou a festa com a esposa, Girlene, e a filha, Fernanda. “Gostei muito do evento, desde a comida até a competição. O clima animado tornou tudo ainda mais especial”, afirmou. A esposa, Girlene Fidelis, concordou: “Ambiente animado e agradável, tudo e um pouco mais do que se espera de um evento deste porte, com suas comidas típicas e dança de quadrilha”.

O presidente do Circuito de Quadrilhas Juninas (LINQDFE), Márcio Nunes, ressaltou a importância da competição e se mostrou ansioso e com muita expectativa para as próximas etapas. “Estamos muito satisfeitos com a etapa de Sobradinho do XXIV Circuito de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno. O público lotou a arena todos os dias. Chegamos agora na metade do circuito, e as quadrilhas estão apresentando espetáculos cada vez mais grandiosos. A energia e o entusiasmo foram simplesmente incríveis, mostrando o quanto a cultura junina é valorizada e apreciada em nossa região. A próxima etapa será no Paranoá, e estamos ansiosos para continuar essa jornada de celebração e valorização das nossas tradições juninas”, destacou.

Para o Secretário de Cultura e Economia Criativa, Cláudio Abrantes, a grande adesão do público ao Circuito de Festejos Juninos reafirma a festividade como uma das mais populares entre os moradores do DF e do Entorno. “Cada fase do circuito ocorre em uma Região Administrativa diferente, trazendo diversidade e alcance ao evento e reforçando a importância cultural e social das quadrilhas juninas. Essa foi a vez de Sobradinho e São Sebastião, e nós da Secretaria de Cultura ficamos muito satisfeitos com a realização de mais uma etapa com sucesso”, disse.

Na ocasião, as apresentações das quadrilhas foram avaliadas por uma comissão de jurados especializados. Os critérios de avaliação incluíram Coreografia, Figurinos, Atuação do Marcador, Animação dos Brincantes, Casal de Noivos, Repertório Musical e Conjunto.

Confira os resultados das Classificatórias:

Sobradinho

Grupo de Acesso:

1 – Vai Mas Não Vai

2 – Chinelo de Couro

3 – Espalha Brasa

Melhor Marcador: Vai Mas Não Vai

Melhor Casal de Noivos: Vai Mas Não Vai

——————————————-

Grupo Especial:

1 – Formiga da Roça

2 – Arroxa o Nó