Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
28/08/24 às 12h11 - Atualizado em 28/08/24 às 12h27

Inscrições para o 5º Encontro de Graffiti do DF e RIDE estão abertas

 

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF) lançou hoje (28), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), o Edital de Chamamento Público nº 11/2024, que abre inscrições para a seleção de grafiteiros que desejam participar do 5º Encontro de Graffiti do DF e Entorno. O evento acontecerá nos dias 5 e 6 outubro na Praça dos Direitos e no Centro Cultural e Desportivo, em Ceilândia, e faz parte da Política de Valorização do Graffiti (Decreto nº 39.174/2018), que visa promover a arte urbana como ferramenta de transformação social e valorização cultural. As inscrições estarão abertas pelo período de 28 de agosto a 12 de setembro, por meio de formulário eletrônico.

 

O edital busca selecionar 80 artistas do graffiti, sendo 32 contratações individuais e nove contratações de coletivos, para realizar intervenções artísticas durante o evento. Para participar, os grafiteiros e grafiteiras devem comprovar que possuem residência no Distrito Federal ou Entorno, bem como demonstrar o desenvolvimento de, pelo menos, uma intervenção artística em muros, painéis, tapumes, paredes, entre outros.

 

No ato da inscrição, devem ser apresentados a proposta com o croqui ou projeto, o plano de trabalho, o portfólio artístico e um comprovante de residência do DF ou Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), também sendo aceita autodeclaração de residência. A análise da proposta de trabalho e do portfólio artístico será feita por uma comissão de seleção paritária, com quatro participantes da sociedade civil que atuam no campo do graffiti e quatro participantes do Poder Público, servidores da Secec-DF e da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF).

 

Os selecionados serão remunerados por suas contribuições artísticas, reafirmando o compromisso da Secec-DF com o pagamento justo e a valorização dos artistas urbanos. Cada artista receberá um cachê de R$ 2.500, e materiais necessários (sprays de graffiti, rolos, bandejas e tintas) serão fornecidos para a realização da intervenção.

 

O Secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes, ressalta a importância de promover a cultura do Hip Hop no Distrito Federal. “Por meio da realização do 5º Encontro de Graffiti do DF e RIDE, a Secretaria de Cultura busca apoiar esse importante movimento cultural que se espalhou pelo mundo, influenciando a música, a dança, a arte e a sociedade”, disse.

 

Além do Encontro de Graffiti, o projeto incluirá oficinas formativas voltadas para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, em parceria com a Sejus-DF. Essas oficinas têm como objetivo promover a inclusão social e o fortalecimento da cultura Hip Hop entre os jovens.

 

O Edital de Chamamento Público é uma das principais ações da Secec-DF para garantir a participação democrática e ampla dos artistas urbanos no evento, tendo contado com a ampla participação do Comitê do Grafitti e o Grupo de Trabalho do Hip Hop. Os interessados devem acessar a seção de Editais neste site para mais informações.