20/04/22 às 14h45 - Atualizado em 6/10/22 às 12h37

Melhores do Mundo comemoram 27 anos

Texto: Lúcio Flávio. Edição: Guilherme Lobão

20.04.22

Ouça o resumo a notícia:

A vida é uma caixinha de surpresas. Que o digam os integrantes da Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo, que comemoram 27 anos de trajetória com espetáculo nesta quinta (21/4), às 20h, no palco do Cine Brasília. A peça integra a programação do “Sorria, Brasília”, projeto da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) para a celebração dos 62 anos do aniversário da capital e do Cine, um dos mais emblemáticos espaços culturais da cidade.

“Sorria, Brasília” brinda 62 anos da capital

Foto de Nick Elmoor

“Vamos brincar com figuras históricas que marcaram Brasília, como JK, Oscar Niemeyer e com a nossa história com Brasília como candango. Estamos felizes e animados pelo retorno após o pesadelo de ficar esse tempão com os cinemas e teatros fechados”, comemora o comediante Ricardo Pipo.

Em cena, a trupe irá misturar passagens consagradas dos vários sucessos da carreira com esquetes inéditos. A entrada é franca e os ingressos se esgotaram na tarde desta quarta-feira.

Não é todo dia que uma companhia de teatro faz aniversário junto com a cidade. E não uma cidade qualquer, mas a capital do país. “Na verdade, o feriado é por conta da gente e não por causa de Brasília”, brinca o comediante Ricardo Pipo, membro fundador dos Melhores do Mundo.

Essa será a terceira apresentação do grupo no DF após o retorno das atividades culturais então interrompidas por causa da pandemia. É a oportunidade de o público reencontrar personagens icônicos que já fazem parte do imaginário coletivo das pessoas como os impagáveis Joseph Climber, o policial Saraiva e o indiano barbudo Baguiva Shala. Somam-se a eles, em participações especiais por mensagens de vídeo, personalidades como a apresentadora Xuxa Meneghel, o humorista Jô Soares e o jornalista Pedro Bial.

Única mulher do grupo formado ainda por Jovane Nunes, Victor Leal, Adriano Siri e Welder Rodrigues, Adriana Nunes vê a homenagem no Cine Brasília como um acontecimento na trajetória da companhia, que já tem 30 montagens no currículo e milhares de fãs pelo Brasil e até no exterior. Afinal, o grupo passou por todas as capitais brasileiras e por inúmeras cidades do interior, além de ter se apresentado em Portugal e nos Estados Unidos.

Para Adriana, trata-se da consolidação de uma carreira construída com esforço, desafios, reinvenção, e claro, humor. “Fico muito feliz de fazer parte da história dos Melhores do Mundo. Essa apresentação é um marco para nós. Pela data, por estarmos voltando à atividade depois da pandemia e pelo aniversário da cidade”, avalia. “Além de podermos estar no melhor cinema do Brasil, que é o Cine Brasília”, engata.

Crônicas do dia a dia

Um fenômeno do humor brasileiro, os Melhores do Mundo caíram nas graças do público com um estilo espontâneo em que mistura humor escrachado e nonsense, improvisos inteligentes e personagens cativantes esparramados em sucessos como “Hermanoteu na Terra de Godah” (1995), “Rumo ao Planeta Boing” (1997), “Sexo – A Comédia” (1999) e “Notícias Populares” (2000).

Ingredientes misturados a um texto autoral afiado, em que acontecimentos do dia a dia da cidade se misturam ao comportamento bem peculiar do povo brasileiro. As primeiras histórias do grupo, por exemplo, nasceram dentro de um ônibus, no trajeto entre Taguatinga e a UnB.

“Desde o começo, a gente escrevia histórias baseadas no que acontecia com a gente, coisas que a gente vivia”, lembra Jovane Nunes, um dos principais escritores do grupo, junto com Victor Leal. “Nosso teatro são crônicas do dia a dia. Isso causou uma identificação muito grande com a plateia. As pessoas se identificaram com nossas histórias pelo texto, pelas situações e pelos personagens”, analisa.

O resultado disso tudo se resume em um estrondoso sucesso impulsionado pelas redes sociais e a renovação na comédia nacional, conquistando novas plateias e o respeito de baluartes do segmento, a exemplo do saudoso mestre Chico Anysio. “O sucesso do grupo tem muita coisa nossa envolvida, mas também motivado pelo momento histórico, quando começamos não tinha internet, computador quase ninguém tinha”, lembra Jovane. “Passamos de uma época que era muito boca a boca para a digital. Uma mudança muito grande nesses 27 anos”.

Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo – Comemoração dos 62 anos de Brasília

Cine Brasília (106/107 Sul), às 20h.

Entrada franca. Ingressos esgotados.

E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br