12/06/24 às 14h12 - Atualizado em 12/06/24 às 14h12

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal anuncia resultados e próximas etapas para composição dos Conselhos Regionais de Cultura

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (SECEC-DF) divulgou o resultado final da Etapa de Inabilidade e Habilitações das Candidaturas para os Conselhos Regionais de Cultura (CRCs). Esta etapa crucial marca um importante avanço no processo de seleção dos membros que irão compor os CRCs, essenciais para a promoção e fortalecimento da cultura nas diversas regiões do Distrito Federal.

Próxima Etapa

Habilitação dos Eleitores para Composição dos CRCs: 06 a 16 de junho

Poderão participar, na condição de eleitores, brasileiros natos e naturalizados, com idade mínima de 18 anos na data da inscrição, e com residência comprovada na Região Administrativa em que seus candidatos concorrem. Para comprovar os requisitos necessários à habilitação, no período de 06 a 09 de junho, os interessados deverão:

Preencher o formulário eletrônico disponível AQUI.

Anexar cópia de documento de identificação com foto, comprovando idade mínima de 18 anos.

Anexar declaração ou comprovante em seu próprio nome de residência na Região Administrativa em que seus candidatos concorrem.

Campanha e Mobilização dos Candidatos: 06 a 23 de junho

Simultaneamente, os candidatos habilitados terão um período dedicado à campanha e mobilização. Entre os dias 06 e 23 de junho, os candidatos poderão apresentar suas propostas e buscar o apoio dos eleitores. Este período é uma oportunidade para que os candidatos exponham suas ideias e planos de ação para o fortalecimento cultural de suas respectivas regiões.

Importância dos Conselhos Regionais de Cultura

Os CRCs desempenham um papel fundamental na estrutura cultural do Distrito Federal. Eles são responsáveis por articular as demandas e necessidades culturais das comunidades locais, além de promover a participação social na gestão cultural. A composição dos CRCs é um processo democrático que assegura a representatividade e a diversidade das manifestações culturais do Distrito Federal.

Como Participar

Os interessados em participar deste processo, tanto como eleitores quanto como apoiadores dos candidatos, devem ficar atentos aos prazos e requisitos estabelecidos pela SECEC-DF. Informações detalhadas podem ser encontradas no site oficial da Secretaria, onde também estão disponíveis os resultados da etapa de inabilidade e habilitações.

A SECEC-DF reforça a importância da participação de todos para que os CRCs sejam formados de maneira justa e representativa, garantindo a continuidade e o fortalecimento das políticas culturais no Distrito Federal.

Dúvidas Frequentes