03/06/2025 às 13h52 - Atualizado em 12/06/2025 às 12h56

Cultura divulga resultado final do projeto Distrito Junino 2025

COMPARTILHAR

Edição: André Barreto

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) divulgou, no DODF desta terça-feira (3), o resultado final do Edital de Chamamento Público nº 09/2025 (Parcerias GDF MROSC nº 2394) para celebração de Termo de Colaboração com Organização da Sociedade Civil (OSC), tendo por objeto a realização do projeto "Distrito Junino 2025".

A finalidade do projeto é preparar apresentações artísticas de Quadrilhas Juninas vinculadas ao Circuito de Festejos Juninos do Distrito Federal e Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e entorno (RIDE).

O projeto contemplará a execução de, no mínimo, 12 etapas, podendo chegar até 15, além de uma etapa final com a apresentação das quadrilhas juninas campeãs do DF e RIDE, a ser realizada na Esplanada dos Ministérios - contemplando apresentações musicais locais, regionais e nacionais.

Com R$ 10 milhões em investimentos – o maior da história do DF na área -, o Distrito Junino se estenderá pelos meses de junho a agosto.

Além das competições, a Secec-DF anunciou que publicará em breve um edital específico para a premiação das quadrilhas, detalhando valores e critérios. A expectativa é que o evento atraia milhares de espectadores, gerando emprego, renda e fortalecendo o turismo na região. 

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes, destacou a magnitude do evento: “Este será, definitivamente, o maior Distrito Junino que o DF já viu! Estamos investindo em estrutura, premiação e visibilidade para que as quadrilhas juninas mostrem todo o seu talento e para que a população tenha acesso a uma programação diversificada e de alta qualidade. Queremos que Brasília seja reconhecida não apenas como capital política, mas também como capital da cultura tradicional brasileira”, disse. 

Serviço

- O que: Distrito Junino 2025

- Quando: Junho a agosto de 2025

- Onde: Etapas em diversas regiões do DF e final na Esplanada dos Ministérios

- Investimento: R$ 10 milhões (maior da história para o setor)

Acompanhe as atualizações no site oficial da Secec-DF e nas redes sociais da pasta.