Notícia Aberta
Distrito Junino ultrapassa público de 20 mil pessoas e anuncia semifinalistas das etapas iniciais
COMPARTILHAR
Edição: André Barreto
Si Bobear a Gente Pimba e Pau Melado vencem em Taguatinga e Sobradinho, e seguem para a próxima fase do circuito
O Distrito Junino 2025 segue mobilizando o público e fortalecendo a cultura popular no Distrito Federal. No último fim de semana (de 11 a 13 de julho), as cidades de Taguatinga e Sobradinho receberam o circuito, que contou com público superior a 6 mil pessoas presencialmente e cerca de 16 mil acompanharam pelas transmissões ao vivo no YouTube, somando mais de 20 mil pessoas impactadas durante os três dias.
Em Taguatinga, o destaque foi a quadrilha Si Bobear a Gente Pimba, que conquistou o primeiro lugar. Em Sobradinho, a campeã da etapa foi a Pau Melado, com a quadrilha Santo Afonso ficando em segundo lugar, após um empate técnico decidido pelo critério de melhor nota em coreografia.
Além das competições, o público também pôde aproveitar uma programação musical animada. Em Taguatinga, os trios Brenda Sena, Artes do Nordeste e Sotaque de Raiz garantiram o clima típico dos arraiais nordestinos durante os intervalos. Em Sobradinho, a animação ficou por conta de Carleane Alves, Caco de Cuia e Asa Branca, além dos shows de encerramento no domingo com Boka de Sergipe e Eric Moral, que embalaram o público com muito forró e brasilidades.
As primeiras colocadas em cada cidade avançam para fase final desta etapa do circuito, que será realizada em Samambaia, entre os dias 25 e 27 de julho. As classificadas são:
Si Bobear a Gente Pimba
Sabugo de Milho
Sanfona Lascada
Segue o Fogo
Busca Fé
Elite do Cerrado
Aquarela Nordestina
Triscou Queimou
Êta Lasqueira
Pula Fogueira
O Secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes, celebra o envolvimento da população. “As quadrilhas vêm se superando a cada etapa. Estão levando muito além da dança: contam histórias e resgatam conexões. É bonito ver a cultura quadrilheira do DF passando pelos territórios e sendo abraçada pelas comunidades a cada etapa”, relatou.
Para Affonso Gomes, presidente do Instituto Orgulho de Ser Nordestino, a participação do público reforça a importância do projeto como política pública para a perpetuação dessa tradição. “Estamos vendo um movimento de reconhecimento cultural em sua plenitude. O Distrito Junino é uma conquista histórica, que resgata tradições e fortalece a identidade sertaneja presente no DF”, destacou.
Realizado pelo Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), em parceria com o Instituto Orgulho de Ser Nordestino, o Distrito Junino 2025 é o maior circuito de festas juninas da história do DF. Ao todo, o projeto prevê 14 etapas em diversas regiões administrativas e no entorno, com a grande final marcada para o fim de agosto, na Esplanada dos Ministérios.
Na próxima semana, nos dias 18, 19 e 20 de julho, o circuito segue com mais duas paradas: em Taguatinga, no Taguaparque, e em Samambaia, próximo à Igreja da Barca, na QN 502.