Planejada para ser um ponto de encontro da cultura nordestina e dos admiradores da cultura popular brasileira, a Casa do Cantador se tornou um espaço importante para a poesia e literatura de cordel no Distrito Federal. Inaugurado em 9 de novembro de 1986, na região administrativa de Ceilândia, e com assinatura arquitetônica assinada por Oscar Niemeyer, o local logo se transformou em palco de apresentações de grandes nomes da cultura nordestina, como cantores de repente e embolada, exposição de culinária nordestina, oficina de música e trabalhos de inclusão digital, e muito mais.
Há mais de 35 anos, a Casa do Cantador é um centro cultural da cidade, recebendo desde artistas da cena cultural de Ceilândia a grandes manifestações culturais, a exemplos dos festivais nacionais e regionais de cantores repentistas, encontros dos forrozeiros do DF e de feiras de arte e cultura da Ceilândia.
O espaço já recebeu artistas renomados como Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Xangai, Dona Lia de Itamaracá, Irmãs Galvão, Zé Mulato e Cassiano, Jackson Antunes e Zeca Baleiro.
Promover ações que estimulem e divulguem a cultura nordestina, sobretudo a música e o repente, com o intuito de inclusão social, formação, qualificação, profissionalização, reflexão e experimentação, mediante tradição e da inovação, sem discriminar épocas, estilos, linguagens ou territorialidades.
Estátua de um cantador
Na entrada da Casa do Cantador há uma obra do poeta e escultor cearense Alberto Porfírio, o “Cantador Anônimo”.
Cordelteca João Melchiades Ferreira
Inaugurado no final do ano 2019, o espaço conta com cerca de 1,5 mil cordéis e livros, presta homenagem ao poeta e romancista paraibano João Melchiades, autor do Romance do Pavão Misterioso. A cordelteca conta com um painel do artista plástico Valdério Costa, e com diversas xilogravuras espalhadas pelo espaço.
Anfiteatro
É um espaço com capacidade de 280 pessoas ou um público infantil de 350 (crianças) que pode ser utilizado para apresentações musicais, cênicas, de mamulengos, além de palestras e encontros comunitários.
Sala Multiuso (Térreo)
Voltado para oficinas, aulas teóricas, palestras, workshops, refeitório (por estar ligada a cozinha), pode receber também pequenas apresentações.
Sala Multiuso (1º Andar)
O espaço é destinado para oficinas, cursos, palestras, workshops e aulas de música.
A Casa do Cantador conta com acesso desde a rua plano. Não apresenta barreiras de acesso ao pavimento térreo da edificação, onde se encontram as salas de leitura e sala de informações turísticas.
As salas de cursos/oficinas estão no 1o andar da edificação, que podem ser acessadas por escadas ou elevador.
No auditório, há lugares reservados para pessoas em cadeira de rodas em toda a fileira posterior, no alto da plateia. Esses lugares têm acesso pelo nível da calçada do espaço cultural.
Há 01 sanitário acessível.
O espaço possui sinalização de piso tátil em alguns obstáculos: início e fim de escada, porta do elevador e guarda corpo no final da escada no 1o andar.
Endereço: QNN Quadra 32 Área Especial G – Ceilândia, Brasília – DF, 72220-327
Telefones: (61) 3378-4891 – gerência / (61) 3378-5067 – geral
E-mail: casadocantador@cultura.df.gov.br
Horário de funcionamento:
De segunda a sexta-feira das 8h às 18h
(aos finais de semana, feriados e períodos noturnos, abrirá conforme programação).
Gerente responsável: Zé do Cerrado
⇒ A programação completa do espaço pode ser encontrada nas redes sociais.
Acesse o Instagram: https://www.instagram.com/casadocantadoroficial/