Constituído de três espaços projetados por Oscar Niemeyer, o Eixo Cultural Ibero-americano é um complexo situado no coração de Brasília, destinado a produção e fomento da arte. Composto pela Sala Cássia Eller, o Teatro Plínio Marcos e a Galeria Fayga Ostrower, conectados pelo Espaço Marquise, o local engloba música popular e erudita, artes plásticas e visuais no mesmo ambiente. A área externa abrange também oito obras de arte, elaboradas por diferentes artistas, integrando-se ao paisagismo natural da região.
O Complexo é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN), em nível distrital e nacional.
Após o recebimento do espaço pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec), em 2021, o antigo Complexo Funarte Brasília foi renomeado como Eixo Cultural Ibero-americano em 2022, ano em que Brasília recebe o título de ‘Capital Ibero-americana das Culturas’, oferecido pela União das Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI), rede à qual a capital é filiada desde 1986. A homenagem é o legado do título recebido pelo Governo do Distrito Federal, no intuito de reforçar para a população do Distrito Federal nossas raízes ibero-americanas.
Espaço Marquise
A Marquise interliga os edifícios e serve como proposta de locomoção entre eles e as oito obras vivas instaladas na área externa do espaço. Este é um convite para a interação direta do público que aguarda o início de uma apresentação ou que está de passagem pelo ambiente.
Integrando os edifícios ao espaço externo, a Marquise também reforça a possibilidade de utilização dessa área externa para diferentes eventos culturais, como shows musicais, apresentações cênicas, festivais, feiras e outras atividades.
Galeria Fayga Ostrower
Com o nome que homenageia a gravurista Fayga Ostrower – reconhecida pelo seu trabalho em artes e na arte-educação -, a galeria conta com ampla estrutura para receber diferentes exposições artísticas, além da sua localização e arquitetura que permitem experimentar a visualidade da arte desde antes da entrada na galeria.
Teatro Plínio Marcos
O espaço foi inaugurado em 1991 como Casa do Teatro Amador, e nomeado posteriormente Plínio Marcos em 2001, homenageando o ator e escritor que escreveu peças com diálogos que retratam com cunho naturalista a realidade periférica do país.
No espaço do Teatro se encontra também o Galpão Robson Graia e a Sala de Dança, que estão retornando à possibilidade de ocupação para diferentes projetos e atividades de fomento artístico e cultural.
A sala foi inaugurada em 1977 e conta com 214 lugares, sendo dois camarins e um palco de oito metros quadrados. Foi renomeada em 2001 em homenagem à cantora Cássia Eller, reconhecida mundialmente por sua carreira como cantora, compositora e multi-instrumentista, figura de grande importância histórica no âmbito da música brasileira.
A sala está fechada ao público, com projetos de reforma estrutural para reparos internos e externos, em busca de modernização e adequação às normas de acessibilidade.
Plínio Marcos
Estacionamento com 12 vagas próximas ao teatro, 200 vagas a cerca de 100 metros. Acessível para cadeirantes. Banheiro em local de fácil acesso, saídas de emergência com acessibilidade, banheiros do camarim com rampa de acesso.
Galeria Ostrower e Sala Cássia Eller
Estacionamento com 200 vagas a cerca de 100 metros e até a galeria é acessível para cadeirantes. Banheiro com acessibilidade.
Endereço: O Espaço Eixo Cultural Ibero-americano, entre o Clube do Choro e a Torre de TV de Brasília – Eixo Monumental – Setor de Divulgação Cultural Lote 02, Plano Piloto, Brasília – DF, CEP: 70070-350
Telefone: (61) 9 83470792
Responsável: Laís Alvim
E-mail: eixocultural@cultura.df.gov.br