Espaços Culturais

_______________________________________________________

 

 

O QUE É OFERECIDO

♦ Atividades culturais e educacionais, eventos diversos que são divulgados presencialmente na BNB e também no perfil @bibliotecanacionaldebrasilia e no site da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
♦ Acesso presencial ao acervo, para consulta de todo acervo, reserva e renovação de empréstimos.
♦ Acesso presencial às Coleções Especiais (Obras Raras, Documentos Históricos e obras publicadas pela SECEC), para pesquisadores, serviço disponível mediante agendamento e justificativa.
♦ Acesso on-line ao acervo, para consulta de todo acervo, reserva e renovação de empréstimos.
♦ Acesso on-line ao acervo digital da biblioteca, por meio do BNB Digital, serviço virtual de disponibilização de obras em formato digital, prezando pela acessibilidade e preservação da informação. Este serviço abrange tanto a funcionalidade de repositório institucional quanto de biblioteca digital, apresentando documentos institucionais e literatura variada.
♦ Auditório, localizado no 2º andar, está equipado com 95 (noventa e cinco) lugares e dispõe de recursos tecnológicos para a realização de eventos culturais, seminários, palestras, exibição de filmes e vídeos e com acesso à Internet.Cabines individuais para estudo, localizadas no 2º e 3º andares, dispõem de mesas individuais para estudo.Copas, localizadas nos 2º (ala norte) e 3º andares (alas sul e norte), equipadas com microondas e geladeira para os estudantes e usuários fazerem refeições.
♦ Corredor Cultural, localizado no térreo, onde acontece exposições, feiras e eventos culturais.
♦ Empréstimo presencial de livros.
♦ Empréstimo presencial de kit gamer e videogames.
♦ Empréstimo presencial de jogos de mesa.
♦ Espaço CLIC, localizado no térreo, equipado com 51 computadores para acesso gratuito à internet e ainda com acomodações para leitura.
♦ Espaço Infantil, localizado no térreo, espaço lúdico com acervo para receber crianças de até 11 anos de idade.
♦ Espaço GEEK, localizado no 2º andar, com acervo voltado para leitores de história em quadrinhos e para jogos eletrônicos e jogos de mesa (tabuleiro e cartas), sendo um espaço voltado para pessoas que gostam da cultura Geek e da cultura POP. O espaço disponibiliza empréstimo local de computadores gamers e consoles de videogame, como forma de disponibilizar lazer e fomentar o cenário do esporte eletrônico no DF.
 Espaço BNB ZEN, localizado no 3º andar, equipado com puffes para descanso e relaxamento.
♦ Hall de Exposições, localizado no 2º andar, com aproximadamente 130m², destinado para exposições, mostras, e outros eventos de cunho artístico e cultural.
♦ Programa Mala do Livro, serviço de extensão bibliotecária que leva acervos para todo o Distrito Federal e Zona Rural.
♦ Recebimento de doações de livros, que poderão ser incorporados ao acervo ou destinados a outras bibliotecas públicas do DF.
 Salas de estudo em grupo e individual, localizadas nos 2º e 3º andares, com possibilidade de estudo individual e para grupos até 6 pessoas.
♦ Sala de Cursos, localizada no térreo, destinada a cursos e minipalestras, com acesso à Internet, com capacidade de até 16 alunos.
♦ Visitação.
♦ Visita guiada.

 

DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES SOBRE O SERVIÇO

♦ Para a visitação e participação nas atividades culturais e educacionais basta preencher o livro de registro de visitas, no Balcão de Atendimento, localizado no térreo, na entrada principal.
♦ Para a utilização das instalações da BNB para estudo é necessária a realização de cadastro, mediante a apresentação de documento oficial com foto e comprovante de residência recente.
♦ Para o empréstimo de livros é necessário o cadastrado que dará direito a retirar, através de empréstimo domiciliar, o máximo de 5 livros do acervo, com prazo de até 30 dias para renovação por igual período ou devolução. Os livros reservados e/ou atraso não poderão ser renovados.
♦ Para o empréstimo de jogos de mesa e kits gamer é necessário o cadastrado que dará direito o empréstimo por 2 horas, podendo ser renovado caso não tenha fila de espera para uso do serviço.
♦ O menor de 18 anos deverá apresentar carteira de identidade e CPF, caso não disponha, deverá apresentar no cadastramento: cópia da identidade do responsável, comprovante de residência e termo de compromisso, fornecido pela BNB e assinado pelo responsável.
♦ Para ser Agente voluntário da Mala do Livro a pessoa deverá fazer um cadastro por e-mail na Gerência da Mala do Livro que fará uma análise sobre o perfil do interessado e a necessidade do endereço onde o interessado pretende atuar com a Mala do Livro.
♦ As Salas de estudo em grupo e individual podem ser utilizadas mediante identificação, nos respectivos balcões de atendimento, do respectivo andar.
♦ O uso dos Espaços, Salas de Estudo e Cabintes Individuais da BNB estão disponíveis mediante cadastro realizado na BNB.
♦ O uso do Hall de Exposições, Auditório, Hall do Auditório e Sala de Cursos para realizar eventos culturais e educacionais estará disponível mediante formalização de pauta junto a Diretoria da Biblioteca Nacional de Brasília.

 

FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

♦ Presencialmente, para acessar as instalações da BNB.
♦ Presencialmente, no Balcão de atendimento localizado nos 3 andares da BNB (Térreo, Espaço Infantil, 2º e 3º andares), para realização de cadastro para empréstimo do acervo, uso dos Espaços, Salas de Estudo em grupo e individuais.
♦ Pelo Telefone: (61) 3325-2607 e/ou pelo e-mail: maladolivro@cultura.df.gov.br, para solicitação de acervo ao Programa Mala do Livro e para doação de livros para projetos literários em alguma comunidade do DF.
♦ Presencialmente, para utilização dos computadores gamers, consoles de videogames e jogos de mesa.
♦ Pela internet através do endereço: http://bnbdigital.cultura.df.gov.br/, para consulta do acervo digital institucional.
♦ Pela internet através do endereço: www.bnb.df.gov.br/sophia, para consulta de todo acervo, reserva e renovação de empréstimos.
♦ Pela internet através do endereço: http://bnbdigital.cultura.df.gov.br/, para consulta do acervo digital institucional.
♦ Pelo e-mail: gginf@cultura.df.gov.br, para solicitar informações sobre o acervo da BNB.
♦ Pelo telefone: (61) 3325-6257 ou pelo e-mail: gat.bnb@cultura.df.gov.br, para agendamento de visita guiada e informações sobre empréstimos.
♦ Presencialmente, para doação de livros em pequenas quantidades (até 5 livros), comparecendo ao setor de Desenvolvimento de Coleções, sala 127, 1º andar da BNB.
♦ Pelo telefone: (61) 3325-1051 ou pelo email: gginf@cultura.df.gov.br, para solicitação de interesse em fazer doação de livros em grandes quantidades (acima de 5 livros).
♦ Presencialmente ou pelo e-mail: gginf@cultura.df.gov.br, para doação realizada por escritor brasiliense de livro(s) de sua autoria, comparecendo ao setor de Desenvolvimento de Coleções da BNB.
♦ Pelo e-mail: bnb@cultura.df.gov.br, para solicitação de pauta espontânea para utilização do espaço (Hall de Exposições, Auditório e Sala de Cursos).

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

De segunda a sexta-feira das 8h às 22h; sábado e domingo das 8h às 14h. Fechada em feriados.

 

ENDEREÇO

Setor Cultural Sul, lote 2, Edifício da Biblioteca Nacional, CEP: 70070-150 Brasília –DF.

 

TEMPO DE ESPERA

Imediato.

 

CUSTO

Gratuito.

 

PRIORIDADES NO ATENDIMENTO

Em observância à Lei n° 10.048, de 08 de novembro de 2000, em seu art. 1°, alterado pela Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, terão atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos.

 

PROCEDIMENTOS PARA ATENDER, RECEBER E RESPONDER AS SUGESTÕES E RECLAMAÇÕES

Por meio da Ouvidoria, através da internet, no endereço eletrônico ouv.participa.df.gov.br ou pelo telefone 162.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

Telefone: (61) 3325-6237, para dúvidas gerais.
E-mail: bnb@cultura.df.gov.br, para dúvidas gerais.
Site: http://www.bnb.df.gov.br/
Facebook: www.facebook.com/bibliotecanacional.debrasilia
Instagram: @bibliotecanacionaldebrasilia
Acessibilidade: Dispõe de instalações sanitárias para pessoas com deficiência, piso tátil em todos os andares e identificação em braile nas portas de acesso ao espaço infantil, sala de cursos, salas administrativas dos 1º e 2º andares, auditório e nas portas de acesso aos acervos.
Como chegar: Estação Central do Metrô e Ônibus que chegam a Rodoviária do Plano Piloto https://dfnoponto.semob.df.gov.br/

_______________________________________________________

 

O QUE É OFERECIDO

♦  Empréstimo de livros.
♦ 24 cabines individuais de estudo.
♦ Jardim de leitura com capacidade para 51 pessoas. Telecentro com 10 computadores ligados à internet.
♦ Espaço infantil totalmente equipado para receber crianças de até 11 anos de idade.

♦ Roda de Choro.

 

DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES SOBRE O SERVIÇO

» Para empréstimo de livros e uso do Telecentro é necessário realização de cadastro. O usuário deverá apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência recente.
» O menor de 18 anos deverá apresentar carteira de identidade e CPF, caso não disponha, deverá apresentar no cadastramento: cópia da identidade do responsável, comprovante de residência e termo de compromisso, fornecido pela BPB e assinado pelo responsável.
» O usuário cadastrado terá direito a retirar, através de empréstimo domiciliar, o máximo de 5 livros do acervo, com prazo de até 30 dias para renovação por igual período ou devolução. A renovação pode ser solicitada por e-mail. Os livros em atraso não poderão ser renovados.
» A Roda do Choro acontece toda última sexta-feira do mês, na qual músicos voluntários se reúnem sempre a partir das 17h com seus instrumentos para tocarem clássicos da música para um momento de descontração e confraternização.
» A Biblioteca dispõe de sistema WI-FI gratuito.

 

FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

» Pessoalmente, para visitação e utilização do espaço.
» Pessoalmente ou pelos e-mails: gbpb@cultura.df.gov.br e bibpub312@gmail.com para solicitação de renovação de empréstimo de livros.

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

De segunda a sexta-feira das 7h30 às 18h.
Sábados das 7h30 às 13h30.

 

ENDEREÇO

EQS 312/313, CEP. 70364-400, Brasília-DF.

 

TEMPO DE ESPERA

Imediato.

 

CUSTO

Gratuito.

 

PRIORIDADES NO ATENDIMENTO

 Em observância à Lei n° 10.048, de 08 de novembro de 2000, em seu art. 1°, alterado pela Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, terão atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos.

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO E CONCESSÃO DE ACESSO A PROCESSO SEI

Por meio da Ouvidoria, através da internet, no endereço eletrônico ouv.participa.df.gov.br ou pelo telefone 162.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

Telefones: (61) 3245-5022 e (61) 3245-1885

E-mails: gbpb@cultura.df.gov.br e bibpub312@cultura.df.gov.br

Instagram: @bibliotecapublicadebrasilia

Classificação indicativa: Livre.

Público-alvo: crianças, jovens, adultos, pessoas da melhor idade, pessoas com alguma deficiência, a diversidade como um todo.

Equipamentos de acessibilidade: não.

Estacionamento: público e gratuito.

Como chegar: estação 112 Sul do Metrô: www.metro.df.gov.br

_______________________________________

 

O QUE É OFERECIDO

Térreo
♦ Anfiteatro: Capacidade para 280 pessoas;
♦ Salão Multiuso – 72m²;
♦ Área descoberta (atrás do salão multiuso) – 123m²;
♦ Cordelteca – 48m²
1º Andar
♦ Sala 2 – 23m²
♦ Sala 3 – 23m²
♦ Sala 4 – 25,08m²
♦ Sala 8 – 25,08m²

 

FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

» Presencialmente, para visitação.
» Presencial ou pelo e-mail: casadocantador@cultura.df.gov.br, para solicitação de pauta espontânea.
» Por telefone (61) 3378-5067 ou pelo e-mail: casadocantador@cultura.df.gov.br, para agendamento de visita técnica e informações sobre disponibilidade de datas.
» Por e-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br, para solicitação de pautas jornalísticas e cessão do uso de imagens.
» Por e-mail: brasiliafc@cultura.df.gov.br, para solicitação de autorizações de filmagens.

OBS.: Toda pauta estará sujeita a aprovação por avaliação técnica.

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Horário de funcionamento administrativo de segunda a sexta-feira das 8h às 14h e 14h às 18h.
Horário de funcionamento do espaço de 08h às 18h, sábado, domingo e feriados, conforme a programação de atividades e eventos previamente agendados.

 

ENDEREÇO

QNN 32, Área Especial G, CEP 72220-327 Ceilândia – DF

 

TEMPO DE ESPERA

Imediato.

 

CUSTO

Gratuito.

 

PRIORIDADES NO ATENDIMENTO

 Em observância à Lei n° 10.048, de 08 de novembro de 2000, em seu art. 1°, alterado pela Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, terão atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos.

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO E CONCESSÃO DE ACESSO A PROCESSO SEI

Por meio da Ouvidoria, através da internet, no endereço eletrônico ouv.participa.df.gov.br ou pelo telefone 162.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

Telefone: (61) 3378-5067 (geral) e (61) 3378-4891 (gerente),  para dúvidas.

E-mail: casadocantador@cultura.df.gov.br

Site: www.cultura.df.gov.br/casa-do-cantador-2

Facebook: https://www.facebook.com/casadocantadordobrasil

Twitter: https://twitter.com/acasadocantador

Instagram: https://www.instagram.com/explore/locations/1033137571/casa-do-cantador/

Acessibilidade: Elevador e banheiro adaptado para pessoas com deficiência.

Estacionamento: Gratuito.

Como chegar: Metrô – Estação Ceilândia Sul; Ônibus – 0.347, 0.385, Ônibus e 363.1.

_______________________________________________________

 

 

DESCRIÇÃO

O Centro Cultural Três Poderes coordena as atividades desenvolvidas em três equipamentos culturais: o Museu Histórico de Brasília (Museu da Cidade), o Espaço Lúcio Costa e o Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, do qual a Pira da Pátria e da Liberdade é parte.

 

O QUE É OFERECIDO

♦ Visitação ao Espaço Lúcio Costa (Grande maquete da cidade de Brasília como principal atração)
♦ Visitação ao Museu Histórico de Brasília (Guarda a memória da interiorização da capital)
♦ Visitação ao Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves (Homenageia os heróis e heroínas nacionais, cujos nomes estão inscritos no Livro de Aço).

 

FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

» Presencialmente, para visitação.
» Presencial e/ou pelo e-mail: cc3poderes@cultura.df.gov.br, para solicitação de pauta espontânea.

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

De terça a sexta, das 9h às 18h.

Sábado, domingo e feriado: das 9h às 17h.

 

ENDEREÇO

Praça dos Três Poderes – Esplanada dos Ministérios, CEP 70.100-000 Brasília-DF

 

TEMPO DE ESPERA

Imediato, os espaços estão sujeitos a lotação, caso a capacidade máxima seja atingida será solicitada a formação de fila e a entrada acontece conforme haja a saída dos outros visitantes.

 

CUSTO

Gratuito.

 

PRIORIDADES NO ATENDIMENTO

 Em observância à Lei n° 10.048, de 08 de novembro de 2000, em seu art. 1°, alterado pela Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, terão atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos.

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO E CONCESSÃO DE ACESSO A PROCESSO SEI

Por meio da Ouvidoria, através da internet, no endereço eletrônico ouv.participa.df.gov.br ou pelo telefone 162.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

Telefones: (61) (61) 3226-7709 / 3225-7660 / 3322-7025

E-mail: cc3poderes@cultura.df.gov.br – Gerência dos espaços.

Site: http://www.cultura.df.gov.br/cc3p/

Facebook: https://web.facebook.com/centroculturaltrespoderes/

Instagram: https://instagram.com/_cc3poderes_/

Como chegar: A Praça dos Três Poderes é atendida por grande oferta de linhas de ônibus.

Acessibilidade:O espaço com maquete tátil para deficientes visuais.

Estacionamento: Gratuito nas proximidades.

_______________________________________________________

 

O QUE É OFERECIDO

Cursos, oficinas e espetáculos de dança, e ambiente de estar com acesso a livros diversos.
OBS: as ofertas de cursos e oficinas são divulgadas em mural no próprio Centro de Dança, no site da Secretaria e normalmente no Instagram.

 

FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

» Presencialmente, para visitação e realização dos cursos e oficinas.
» Pelo site: http://www.cultura.df.gov.br/centro-de-danca-do-distrito-federal/, para consulta das ofertas de cursos e oficinas.
» Presencial ou pelo e-mail: centrodanca@cultura.df.gov.br,para solicitação de pauta espontânea.

 

CUSTOS

Os valores dos cursos e oficinas variam conforme a duração.
OBS: O valor de hora/aula é limitado a R$ 13,00.

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

De segunda a sábado de 9:00 às 22:00

 

ENDEREÇO

SAN, Quadra 1, Bloco E (Próximo ao DNIT e Petrobrás), CEP 70070-200 Brasília-DF

 

TEMPO DE ESPERA

Imediato.

 

CUSTO

» O uso da sala é gratuito para ensaios, apresentações e administração de aulas;

» Os valores para participação em cursos e oficinas variam entre gratuitos e com cobrança de até R$ 13,00 a hora/aula.

 

PRIORIDADES NO ATENDIMENTO

 Em observância à Lei n° 10.048, de 08 de novembro de 2000, em seu art. 1°, alterado pela Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, terão atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos.

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO E CONCESSÃO DE ACESSO A PROCESSO SEI

Por meio da Ouvidoria, através da internet, no endereço eletrônico ouv.participa.df.gov.br ou pelo telefone 162.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

Telefone: (61) 3328-4387, para dúvidas gerais.

E-mail: centrodanca@cultura.df.gov.br,para dúvidas gerais.

Site: www.cultura.df.gov.br/centro-de-danca-2/

Instagram: @centrodedancadf

Acessibilidade: Salas de dança e banheiros com acessibilidade a cadeirantes, acesso com piso tátil em todas as salas e banheiros do andar térreo.

Estacionamento: Gratuito.

Como chegar: a 800m da Rodoviária do Plano Piloto, ou primeira parada da L2 Norte.

 

_______________________________________________________

 

O QUE É OFERECIDO
♦ Programação fílmica.
♦ Exibições de festivais e mostras temáticas de cinemas, conforme programação.
♦ Projeto Cine Brasília Debate: exibição de filmes seguidos de debates com equipe de realização, pesquisadores, críticos de cinema ou especialistas.
♦ Projeto ESCOLA VAI AO CINEMA: exibição de filmes nacionais para crianças e adolescentes de escolas públicas do DF, em parceria com a Secretaria de Educação, acontece todas as quartas-feiras, durante o período letivo.
♦ Projeto CONCERTOS DIDÁTICO, juntamente com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em parceria com a Secretaria de Educação, consiste na apresentação especial para crianças e adolescente de escolas públicas do DF.
♦ Concertos da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, toda terça-feira às 20hs.
♦ Eventos culturais diversos como exposições de artes visuais no foyer, lançamentos de livros e feiras artesanais, conforme programação.

 

FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
» Presencialmente, para acesso à programação.
» No site: http://www.cultura.df.gov.br/cinebrasilia/, para consultar a programação.
» Pelo telefone (61) 3325-6134 ou pelo e-mail: audiovisual@cultura.df.gov.br, para agendamento de escolas para os projetos A ESCOLA VAI AO CINEMA e CONCERTOS DIDÁTICOS.
» Pelo e-mail: audiovisual@cultura.df.gov.br, para solicitação de pauta espontânea.

 

CUSTOS
Ingressos: R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia)
A maior parte das mostras temáticas de cinema e as apresentações da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) são gratuitas.

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
De terça-feira a domingo das 15h às 23h.

 

ENDEREÇO
EQS 106/107, Asa Sul, CEP 70345-400, Brasília/DF.

 

TEMPO DE ESPERA

Imediato.

 

PRIORIDADES NO ATENDIMENTO 

Em observância à Lei n° 10.048, de 08 de novembro de 2000, em seu art. 1°, alterado pela Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, terão atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos.

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO E CONCESSÃO DE ACESSO A PROCESSO SEI

Por meio da Ouvidoria, através da internet, no endereço eletrônico ouv.participa.df.gov.br ou pelo telefone 162.e-SIC

 

OUTRAS INFORMAÇÕES
Telefone: (61) 3244-1660, para dúvidas gerais.
E-mail: cinebrasilia@cultura.df.gov.br, para dúvidas gerais.
Site: http://www.cultura.df.gov.br/cinebrasilia/
Instagram: @cinebrasiliaoficial
Facebook: https://www.facebook.com/CineBrasiliaOficial/
Público-Alvo: Cinéfilos, estudantes, artistas, jornalistas, pesquisadores e público em geral.

_______________________________________________________

 

O QUE É OFERECIDO

♦ Cineteatro (com capacidade para 340 pessoas)
♦ Teatro de arena (semi-arena ao ar livre com capacidade para 450 pessoas)
♦ Sala multiuso
. 

FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

» Presencialmente, para visitação.
» Presencial ou pelo e-mail: gccp@cultura.df.gov.br, para solicitação de pauta espontânea.
» Por Telefone (61) 3387-2325 ou pelo e-mail: gccp@cultura.df.gov.br, para agendamento de visita técnica e informações sobre disponibilidade de datas.
» Por e-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br, para solicitação de cessão de uso de imagem

 

ENDEREÇO

Avenida Uberdan Cardoso, Setor Administrativo, Lote 02, CEP: 73310-100 Planaltina-DF.

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

» Horário de funcionamento administrativo de segunda a sexta-feira de 9hs às 17hs.
» Horário de funcionamento do espaço, período noturno, sábado, domingo e feriados, conforme a programação de atividades e eventos previamente agendados.

 

TEMPO DE ESPERA

Imediato.

 

CUSTO

Gratuito.

 

PRIORIDADES NO ATENDIMENTO

 Em observância à Lei n° 10.048, de 08 de novembro de 2000, em seu art. 1°, alterado pela Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, terão atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obeso.

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO E CONCESSÃO DE ACESSO A PROCESSO SEI

Por meio da Ouvidoria, através da internet, no endereço eletrônico ouv.participa.df.gov.br ou pelo telefone 162.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

Telefone: (61) 3387-2325, para dúvidas.

E-mail: gccp@cultura.df.gov.br

Site: www.cultura.df.gov.br/ccp

Instagram: @ccplanaltina

Facebook: ccplanaltina

Acessibilidade: Há rampas de acesso para cadeirantes, plataforma para acesso à galeria de exposições, banheiros para pessoas com deficiência e estacionamento com vagas para idosos e deficientes.

Estacionamento: Gratuito (com acesso pela via lateral).

Wi-Fi: gratuito

Como chegar: O CCP fica localizado entre a Administração Regional e o MPDFT, próximo a rodoviária. É possível chegar por todos os ônibus que tenham o terminal rodoviário de Planaltina como rota, linhas diretas de qualquer local de Planaltina, inclusive zona rural. Também é possível o acesso direto vindo de Sobradinho, Paranoá, Formosa-GO e Planaltina-GO.

OBS: Os espaços do CCP são de uso prioritário para eventos e atividades culturais e governamentais, conforme linha curtorial do espaço.

_______________________________________________________

 

O QUE É OFERECIDO

♦ Cine Teatro Verônica Moreno: Capacidade para 256 lugares, sendo 05 lugares para obesos e 02 espaços para cadeira de rodas;
♦ Salão Multiuso – 185,25m²
♦ Galpão Garagem- 218,75m²
♦ Sala Multiuso – 63 m²
♦ Sala para Teatro – 63 m²
♦ Sala para Dança – 63 m²
♦ Ateliê das Artes – 63 m²
♦ Lanchonete – 43m²

 

FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

» Presencialmente, para visitação.
» Presencial ou pelo e-mail: gccs@cultura.df.gov.br, para solicitação de pauta espontânea.
» Por Telefone (61) 3358-0815 ou pelo e-mail: gccs@cultura.df.gov.br, para agendamento de visita técnica e informações sobre disponibilidade de datas.
» Por e-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br, para solicitação de cessão de uso de imagem.

 

ENDEREÇO

Quadra 301 Conjunto 05 Lote 01, CEP: 72305-970, Samambaia-DF.

 

TEMPO DE ESPERA

Imediato.

 

CUSTO

Gratuito.

 

PRIORIDADES NO ATENDIMENTO

 Em observância à Lei n° 10.048, de 08 de novembro de 2000, em seu art. 1°, alterado pela Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, terão atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos.

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO E CONCESSÃO DE ACESSO A PROCESSO SEI

» Por meio da Ouvidoria, através da internet, no endereço eletrônico ouv.participa.df.gov.br ou pelo telefone 162.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

Telefone: (61) 3358-0815

E-mail: gccs@cultura.df.gov.br

Site: www.cultura.df.gov.br/ccs/

Instagram: @complexosamambaia

Acessibilidade: É adaptado para pessoas com deficiências de mobilidade.

Estacionamento: Externo Gratuito (com acesso pela via lateral).
OBS: Os espaços do CCS são de uso prioritário para eventos e atividades culturais e governamentais, conforme linha curtorial do espaço.

_______________________________________________________

 

DESCRIÇÃO

Executada a partir de projeto de Oscar Niemeyer, a Concha Acústica foi inaugura em 1969 como o primeiro grande espaço para concertos e espetáculos da cidade. Ela se localiza em frente ao Lago Paranoá, em uma área de lazer perto de um calçadão, de restaurantes, do Museu de Arte de Brasília e de píer para banhistas e atracação de embarcações.
Em forma de anfiteatro ao ar livre, seu palco, em nível inferior ao da plateia, é dotado de concha acústica com 42 metros de comprimento e 5 metros de altura na parte mais elevada. O projeto tem linhas arrojadas e teve como objetivo integrar a arquitetura com a natureza. Sua capacidade é de 5.000 pessoas. Conta com dependências para bilheteria e camarins e estacionamentos públicos no entorno. Possui banheiros de alvenaria para o público.

 

FORMA DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

» Pelo e-mail: mab@cultura.df.gov.br, para envio de propostas de projetos e ações de ocupação.

 

ENDEREÇO

SCE Trecho Enseada 01, projeto Orla – polo 03, lote 20, CEP: 70800-200 Brasília – DF (ao lado do Museu de Arte de Brasília – MAB)

 

TEMPO DE ESPERA

Imediato.

 

CUSTO

Gratuito.

 

PRIORIDADES NO ATENDIMENTO

 Em observância à Lei n° 10.048, de 08 de novembro de 2000, em seu art. 1°, alterado pela Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, terão atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos.

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO E CONCESSÃO DE ACESSO A PROCESSO SEI

Por meio da Ouvidoria, através da internet, no endereço eletrônico ouv.participa.df.gov.br ou pelo telefone 162.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

Site: http://www.cultura.df.gov.br/concha-acustica/

_______________________________________________________

 

FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

» Presencialmente, para visitação e acesso à Galeria Fayga Ostrower.

» Por telefone: (61) 99164-2972, para solicitação de visita guiada.

» Por e-mail: mariana.abreu@cultura.df.gov.br e eixocultural@cultura.df.gov.br, para solicitação de pauta espontânea.

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

As exposições ficam abertas Sexta, Sábado e Domingo das 9h às 17h.

 

ENDEREÇO

Setor de Divulgação Cultural (SDC), Lote 2 – (entre a Torre de TV e o Centro de Convenções), Eixo Monumental – Brasília, CEP: 70.070-350.

 

TEMPO DE ESPERA

Imediato.

 

CUSTO

Gratuito.

 

PRIORIDADES NO ATENDIMENTO

– Em observância à Lei n° 10.048, de 08 de novembro de 2000, em seu art. 1°, alterado pela Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, terão atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos.

 

PROCEDIMENTOS PARA ATENDER, RECEBER E RESPONDER AS SUGESTÕES E RECLAMAÇÕES

» Por meio da Ouvidoria, através da internet, no endereço eletrônico ouv.df.gov.br ou pelo telefone 162.

» Solicitação de Acesso à Processo deverá ser realizada por meio do e-SIC

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

Telefone: (61) 99164-2972, para dúvidas e agendamentos.

E-mail: mariana.abreu@cultura.df.gov.br e eixocultural@cultura.df.gov.br, para dúvidas e agendamentos.

Instagram: www.instagram.com/eixoculturaliberoamericano/
Acessibilidade: Rampas, estacionamento e banheiro adaptado para PCD.
Estacionamento: Gratuito.
Como chegar: Ônibus (Eixo Monumental), carro, bicicleta, dentre outros.

_______________________________________________________

 

O QUE É OFERECIDO

♦ Galpão das Artes: espaço para aulas e oficinas de artes plásticas/visuais e exposições; quatro bais com pia para desenvolvimento das atividades;

♦ Galeria Rubem Valentim: espaço para exposições e eventos de economia criativa; possui iluminação por spots e vitrine expositiva colta para a via W3 Sul;

♦ Galeria Parangolé: espaço para exposições e eventos de economia criativa; possui iluminação por spots e vitrine expositiva colta para a via W3 Sul;

♦ Praça Central: é uma galeria de livre circulação entre as vias W3 e W2 Sul. Abriga exposições, eventos de economia criativa,solenidades, cerimônias e apresentações musicais. Possui estrutura de sonorização móvel e iluminação;

♦ Mezanino da Praça Central: com piso em madeira, pode receber exposições e eventos de economia criativa. Configura um espaço de convivência;

♦ Biblioteca de Artes Ethel de Oliveira Dornas: com gibiteca e musiteca. Bliblioteca especializada em informação artística com um acervo de aproximadamente 3500 livros sobre arte, e a gibiteca, que é a primeira de Brasília, conta com aproximadamente 20 mil exemplares;

♦ Teatro Galpão Hugo Rodas: a maior sala do Espaço Cultural, conta com uma ampla estrutura física de caráter multifuncional, sistemas de sonorização e iluminaçção e capacidade para até 220 pessoas; direcionado ao teatro, dança e apresentações musicais, cerimônias e solenidade;

♦ Teatro de Bolso: possui sonorização móvel, 54 lugares, direcionado ao teatro e apresentações musicais além de servir a workshops e cursos de audiovisual;

♦ Sala Marco Antônio Guimarães: cine teatro com capacidade para até 42 lugares mais duas vagas para cadeirantes;

♦ Sala Multiuso: possui sistemas de sonorização e iluminação e piso em madeira, sendo dedicada ao teatro, dança e apresentações musicais; arquibancada para até 98 lugares;

 

FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

» Presencialmente, para visitação.
» Presencial e/ou pelo e-mail: 508sul@cultura.df.gov.br, para solicitação de pauta espontânea.

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

De terça a sábado, das 10h às 20h.
Domingo das 10h às 19h.
Segunda-feira: apenas funcionamento interno, e ensaios e oficinas pré-agendadas.

 

ENDEREÇO

CRS 508 W3 sul bloco A loja 72, CEP: 70351-515 Brasília-DF.

 

TEMPO DE ESPERA

Imediato.

 

CUSTO

Gratuito para as atividades oferecidas pelo ECRR e mediante pagamento de ingresso quando for parte da programação realizada por terceiros no ECRR.

 

PRIORIDADES NO ATENDIMENTO

– Em observância à Lei n° 10.048, de 08 de novembro de 2000, em seu art. 1°, alterado pela Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, terão atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos.

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO E CONCESSÃO DE ACESSO A PROCESSO SEI

Por meio da Ouvidoria, através da internet, no endereço eletrônico ouv.participa.df.gov.br ou pelo telefone 162.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

Telefone: (61) 3244-0411, para dúvidas.

E-mail: 508sul@cultura.df.gov.br

Site: www.cultura.df.gov.br/508sul/

Instagram: @espacoculturalrenatorusso

OBS.: os cursos, oficinas e apresentações teatrais são divulgados pelo Instagram

_______________________________________________________

 

DESCRIÇÃO

Projetado em 1988 pelo próprio Oscar Niemeyer, tendo como projeto trabalhar dentro da temática da arquitetura e urbanismo de Brasília.

 

O QUE É OFERECIDO

Visitação a exposições de artes plásticas e de arquitetura relacionadas à vida e obra de Oscar Niemeyer, assim como outras expsições com temática variada.

 

FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

» Presencialmente, para visitação.
» Presencial e/ou pelo e-mail: eon@cultura.df.gov.br, para solicitação de pauta espontânea.

 

ENDEREÇO

Praça dos Três Poderes, Bloco J, Esplanada dos Ministérios, CEP: 70.100-902

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

De terça a sexta, das 9h às 18h.

Sábado, domingo e feriado, das 9h às 17h.

 

TEMPO DE ESPERA

Imediato. Os espaços estão sujeitos a lotação, caso a capacidade máxima seja atingida será solicitada a formação de fila e a entrada acontece conforme haja a saída dos outros visitantes.

 

CUSTO

Gratuito.

 

PRIORIDADES NO ATENDIMENTO

 Em observância à Lei n° 10.048, de 08 de novembro de 2000, em seu art. 1°, alterado pela Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, terão atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos.

 

AO CIDADÃO E CONCESSÃO DE ACESSO A PROCESSO SEI

Por meio da Ouvidoria, através da internet, no endereço eletrônico ouv.participa.df.gov.br ou pelo telefone 162.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

Telefones: (61) 3226-7709 / 3225-7660 / 3322-7025

E-mail: eon@cultura.df.gov.br

Site: https://www.cultura.df.gov.br/espaco-oscar-niemeyer/

Instagram: https://www.instagram.com/niemeyereon/

Acessibilidade: O espaço conta apenas com andar térreo, sendo acessível para cadeirantes.

Estacionamento: Gratuito nas proximidades.

Como chegar: A Praça dos Três Poderes é atendida por grande oferta de linhas de ônibus.

 

_______________________________________________________

O QUE É OFERECIDO

♦ Visitação.
♦ Visita Guiada.
♦ Espaços para realizações de eventos:
• Sala do Saber Mário Juruna (84,69 m²) – Possui Projetor. Área para apresentações, palestras e atividades afins;
• Mini auditório ( 58,95 m²) e Cabine de Projeção (7,22 m²) – Possui 48 cadeiras fixas e Televisão. Área para apresentações, palestras e atividades afins;
• Arena (915,71 m²) – Área para apresentações, palestras e atividades ao ar livre;
• Lanchonete/ Foyer (151,97 m²) – Área de apoio para coffee break/buffet;
• Hall de entrada/ Foyer Superior ( 133,01 m²) – Área para recepção e atividades diversas.

 

FORMA DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

» Presencialmente, para visitação.
» Para agendamento de visitas guiadas para grupos e escolas, preferencialmente escolas públicas: Telefone: (61) 3306-2874 ou pelo e-mail: educativo.mpi@cultura.df.gov.br.
» Para solicitação de pauta espontânea e informações: Presencial, ou pelo telefone: (61) 3344-1155 / 3344-1154, ou pelo e-mail: mpi@cultura.df.gov.br.
» Para solicitação de cessão de uso de imagem: pelo e-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br.

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

De terça a domingo das 9h às 17h.

 

ENDEREÇO

Eixo Monumental Oeste, Zona Cívico-Administrativa, Praça do Buriti, Em frente ao Memorial JK, CEP: 70070-300 Brasília – DF.

 

TEMPO DE ESPERA

Imediato.

 

CUSTO

Gratuito.

 

PRIORIDADES NO ATENDIMENTO

 Em observância à Lei n° 10.048, de 08 de novembro de 2000, em seu art. 1°, alterado pela Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, terão atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos.

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO E CONCESSÃO DE ACESSO A PROCESSO SEI

Por meio da Ouvidoria, através da internet, no endereço eletrônico ouv.participa.df.gov.br ou pelo telefone 162.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

Telefones: ((61) 3344-1155 e 3344-1154, para dúvidas.

E-mail: mpi@cultura.df.gov.br

Site: www.cultura.df.gov.br/memorial-dos-povos-indigenas/

Instagram: @memorialdospovosindigenas

Acessibilidade: rampas e banheiro adaptado.

Estacionamento: gratuito nas proximidades.

_______________________________________________________

 

DESCRIÇÃO

O Museu de Arte de Brasília é uma instituição museológica fundada em 1985, cujo acervo abrange as Artes Visuais e o Design dos períodos moderno e contemporâneo no Brasil. As cerca de 1.500 obras de sua coleção são assinadas pelos nomes mais importantes da produção nacional, como Tarsila do Amaral, Cildo Meireles e Sérgio Rodrigues.

 

O QUE É OFERECIDO

♦ Visitação a exposições
♦ Visita guiada

 

FORMA DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

Por e-mail: mab.pedagogico@gmail.com / conecta@mediato.art.br, para agendamento de visita guiada.

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

De quarta a segunda-feira, de 10h a 19h.
Fechado às terças-feiras.

 

ENDEREÇO

SHTN, trecho 01, projeto Orla polo 03, Lote 05, CEP: 70800-200 Brasília – DF.

 

TEMPO DE ESPERA

Imediato.

 

CUSTO

Gratuito.

 

PRIORIDADES NO ATENDIMENTO

 Em observância à Lei n° 10.048, de 08 de novembro de 2000, em seu art. 1°, alterado pela Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, terão atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos.

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO E CONCESSÃO DE ACESSO A PROCESSO SEI

Por meio da Ouvidoria, através da internet, no endereço eletrônico ouv.participa.df.gov.br ou pelo telefone 162.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

Site: https://www.cultura.df.gov.br/mab/

Há estacionamento público e gratuito ao lado da instituição.

O edifício está adequado a todas as normas vigentes para acessibilidade por pessoas com locomoção reduzida.

 

_______________________________________________________

 

O QUE É OFERECIDO

♦ Visitação.

♦ Área para piquenique.

♦ Visita guiada.

 

FORMA DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

♦ Presencial, para visitação.
♦ Pessoalmente ou pelo e-mail: catetinho@cultura.df.gov.br, para solicitação de pauta espontânea.

♦ Pelo telefone (61) 3338-8803, para agendamento de visita guiada, por escolas.

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

De terça-feira a Domingo (inclusive feriados) das 9h às 17h.

Segunda-feira é fechado para manutenção e serviços internos.

 

ENDEREÇO

BR 040 – Saída Sul; SMPW Setor de Mansões Park Way, CEP: 72401 970 Brasília – DF.

 

TEMPO DE ESPERA.

Imediato.

 

CUSTO

Gratuito.

 

PRIORIDADES NO ATENDIMENTO

 Em observância à Lei n° 10.048, de 08 de novembro de 2000, em seu art. 1°, alterado pela Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, terão atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos.

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO E CONCESSÃO DE ACESSO A PROCESSO SEI

Por meio da Ouvidoria, através da internet, no endereço eletrônico ouv.participa.df.gov.br ou pelo telefone 162.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

Telefone: (61) 3338-8803 – Atendimento Geral / (61) 3336- 8167 – Gerência

E-mail: catetinho@cultura.df.gov.br

Site: www.cultura.df.gov.br/catetinho

Instagram: @museudocatetinho

Estacionamento: Gratuito.

Como chegar:

– Automóvel: acesso principal: via BR040 sentido Santa Maria -Brasília; acesso secundário: entrada pelo Country Club Brasília sentido saída Sul.

– Transporte público: Linhas com saída da Rodoviária do Plano Piloto

2202 – Terminal de Integração do Gama (paradora) –

BRT 2302 – Terminal de Interação Santa Maria –

BRT 250.3 – Santa Maria (Qd100/200)

_______________________________________________________

 

O QUE É OFERECIDO

♦ Visitação a Exposições.

♦ Visita guiada.

♦ Espaço para realização de eventos, composto por 1 Auditório com 700 lugares e 1 Auditório com 80 lugares.

 

REQUISITOS

» Para visita guiada: escolas e faculdades.

» Para exposições: artistas com carreira consolidada ou coleções de interesse e relevância nacional devem enviar projeto de exposição e portfólio.

 

FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

» Presencialmente, para visitação.
» Por Telefone (61) 3325-5220 e/ou pelo e-mail: museu@cultura.df.gov.br, para agendamento de visita guiada, preferencialmente por escolas públicas.
» Por e-mail: supac@cultura.df.gov.br, para solicitar pauta para eventos nos auditórios e área externa e informações sobre disponibilidade de datas.
» Por e-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br, para solicitação de cessão de uso de imagem.

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

De terça-feira a domingo e feriados das 9h às 18h30.

OBS.: O Museu não abre nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro e em feriados com grandes eventos na Esplanada dos Ministérios e no Complexo Cultural da República.

 

ENDEREÇO

Setor Cultural Sul, Lote 2 Esplanada dos Ministérios

 

TEMPO DE ESPERA.

Imediato.

 

CUSTO

Gratuito.

 

PRIORIDADES NO ATENDIMENTO

 Em observância à Lei n° 10.048, de 08 de novembro de 2000, em seu art. 1°, alterado pela Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, terão atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos.

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO E CONCESSÃO DE ACESSO A PROCESSO SEI

Por meio da Ouvidoria, através da internet, no endereço eletrônico ouv.participa.df.gov.br ou pelo telefone 162

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

Telefones: (61) 3325-5220/3325-6410/3325-2589

Site: http://www.cultura.df.gov.br/museu-nacional-republica/

Instagram: https://www.instagram.com/museunacionaldarepublica

Facebook: https://www.facebook.com/museunacionaldarepublica

Entrada: Gratuita.

Público-alvo: Sociedade em geral

Acessibilidade: Banheiros, elevadores e sinalização das salas em Braille. A praça do Conjunto Cultural tem piso tátil.

OBS.: Os auditórios do Museu são restritos a eventos culturais e governamentais, com uso prioritário para o programa educativo.

OBS.: Não é permitido o consumo de alimentos e bebidas nas dependências do Museu.

_______________________________________________________

 

O QUE É OFERECIDO
♦ Exposição “Poeira Lona e Concreto”: projetada de forma a proporcionar ao observador uma visão histórica da cidade desde o seu marco zero. Diferentes ambientações exibem fotografias, móveis, documentos e objetos como forma de dar ao visitante a oportunidade de conhecer a trajetória da mudança da capital do País.
♦ Exposição “O Cerrado de Pau de Pedro”: Pedro Barros de Oliveira, artista popular falecido em 2005 que se erradicou em Brasília depois que veio para um tratamento médico. A exposição homenageia o acervo do artista popular que adorava os animais e seu imaginários passeava por vários bixos. Às peças remetem à visão do bioma vistas pelo olhar de seu Pedro, que trabalhava com elementos do cerrado.
♦ Exposição “Mulheres na Construção de Brasília”: retrata a rotina de mulheres que aqui viveram e trabalharam e que fora fundamental na construção da nova capital do país em um capítulo oculto na história da cidade. Eram cozinheiras, lavadeiras, costureiras, enfermeiras, professoras e etc. Trabalhavam duro nas obras, cuidavam das famílias e da comunidade, enfrentando condições precárias e a dura realidade do canteiro de obra.
♦ Exposição “Candangos Pioneiros” : parte da proposta de homenagear duas presenças ilustres na construção de Brasília: Ernesto Silva e Edson Porto. A exposição registra dois pioneiros e seus grandes marcos na construção da capital, sendo possível entender história do micro, de quem estava nos bastidores construindo e fazendo um sonho se tornar realidade. À exposição ganha um olhar especial não só pela história, mas também por se tratar de um acervo pessoal disponibilizado por suas respectivas esposas, que compartilham histórias e memórias de carinho e admiração pela trajetória de seus parceiros e pela forma que acreditaram na construção.
 Exposição “A construção de Brasília Segundo Jankiel Gonczarowska”: a partir de 1956, Jankiel Gonczarowska foi enviado pelos veículos do Rio de Janeiro para cobrir a saga da construção da nova capital. Avesso à fotografia posada e de estúdio, o fotógrafo encontrou-se em seu habitat natural ao registrar o progresso no canteiro de obras e as pessoas que circulavam pelo local. As fotos dos prédios em construção, sem pessoas, eram encomendas expressas de seus empregadores para alimentar a curiosidade do público sobre o desenvolvimento da nova cidade.
♦ Maquete Interativa: que retrata os traços do urbanista Lúcio Costa que em 1957 venceu o concurso para a escolha do projeto Plano Piloto de Brasília. Ele partiu de uma ideia bem simples, dois eixos que se cruzam formando uma cruz, o formato de avião se deu pelo relevo da região.
 Oficinas do Saber Fazer: são espaços de troca de idéias, de conhecimento, de convivência, de trabalho. Nelas se dá o encontro entre os saberes tradicionais e as técnicas mais avançadas, nelas se criam alternativas tecnológicas. Espaço de descoberta, de resgate, de criação e de valorização da nossa cultura, a oficina reafirma o fazer humano como forma legitima de expressão e comunicação e de participação no processo. Desenvolvendo pesquisa e produção, as Oficinas do Saber Fazer oferecem também cursos, seminários, workshops e outras atividades que possibilitam um contato direto entre artesãos, artistas e profissionais de suas áreas de abrangência e o público frequentador. O caráter permanente das Oficinas possibilita a participação efetiva da comunidade dentro do Museu fazendo com que ela o reconheça como parte de seu cotidiano. Estão em funcionamento e/ou em estágio de implementação as oficinas do Lacre, da Costura, da Gravura, da Cerâmica, da Fibra, da Madeira, da Memória e de Artes Gráficas.
♦ Ensaios Fotográficos e Eventos: O Museu Vivo da Memória Candanga por ser um museu que preserva e divulga a história da construção de Brasília, a capital do Brasil e que ocupa as instalações do antigo Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira (HJKO), primeiro hospital construido no Distrito Federal, inaugurado em 1957. Era um conjunto de 23 edificações em madeira e que permaneceu como complexo hospitalar e de apoio até 1974, quando o Hospital Distrital (atual Hospital de Base) foi inaugurado. Assim, todo o espaço apresenta um cenário bucólico único muito procurado para realização de ensaios fotográficos e para realização de eventos.
♦ Auditório e Espaços Multiusos: para realização de paletras, teatro, shows e os mais diversificados eventos audiovisuais.

 

FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
» Presencialmente, para visitação.
» Pelo e-mail: mvmc@cultura.df.gov.br, para solicitação de visita guiada e agendamento de grupos escolares.
» Pelo Telefone: (61) 3301-6641 e/ou pelo e-mail: mvmc@cultura.df.gov, para solicitação de pauta espontânea.

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
De segunda a sábado das 9h às 17h.

 

ENDEREÇO
Lote D Setor Juscelino Kubistchek, CEP: 71739-020 Núcleo Bandeirante, Brasília-DF.

 

TEMPO DE ESPERA

Imediato.

 

CUSTO

Gratuito.

 

PRIORIDADES NO ATENDIMENTO

 Em observância à Lei n° 10.048, de 08 de novembro de 2000, em seu art. 1°, alterado pela Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, terão atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos.

ATENDIMENTO AO CIDADÃO E CONCESSÃO DE ACESSO A PROCESSO SEI

Por meio da Ouvidoria, através da internet, no endereço eletrônico ouv.participa.df.gov.br ou pelo telefone 162.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES
Telefone: (61) 3301-6641, para dúvidas.
E-mail: mvmc@cultura.df.gov.br
Site: http://www.cultura.df.gov.br/mvmc/
Facebook: facebook.com/museuvivodamemoriacandanga
Instagram: @museuvivodamemoriacandanga
Acessibilidade: Rampas de acesso para cadeirantes. Maquete com sons em 3 línguas.
Estacionamento: Gratuito.
Como chegar: Todas as linhas de transporte que percorrem a EPNB sentido EPIA

_______________________________________________________

 

– PÓLO DE CINEMA E VÍDEO GRANDE OTELO
– TEATRO NACIONAL CLAUDIO SANTORO
– CONJUNTO FAZENDINHA
– CINE ITAPUÃ

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO E CONCESSÃO DE ACESSO A PROCESSO SEI
♦ Por meio da Ouvidoria, através da internet, no endereço eletrônico ouv.participa.df.gov.br ou pelo telefone 162.