Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
18/08/20 às 10h47 - Atualizado em 16/08/24 às 11h55

Espaços Culturais

_______________________________________________________

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O QUE É OFERECIDO

Atividades culturais e educacionais, eventos diversos que são divulgados presencialmente na BNB e também no perfil @bibliotecanacionaldebrasilia e no site da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
Acesso presencial ao acervo, para consulta de todo acervo, reserva e renovação de empréstimos.
Acesso presencial às Coleções Especiais (Obras Raras, Documentos Históricos e obras publicadas pela SECEC), para pesquisadores, serviço disponível mediante agendamento e justificativa.
Acesso on-line ao acervo, para consulta de todo acervo, reserva e renovação de empréstimos.
Acesso on-line ao acervo digital da biblioteca, por meio do BNB Digital, serviço virtual de disponibilização de obras em formato digital, prezando pela acessibilidade e preservação da informação. Este serviço abrange tanto a funcionalidade de repositório institucional quanto de biblioteca digital, apresentando documentos institucionais e literatura variada.
Auditório, localizado no 2º andar, está equipado com 95 (noventa e cinco) lugares e dispõe de recursos tecnológicos para a realização de eventos culturais, seminários, palestras, exibição de filmes e vídeos e com acesso à Internet.Cabines individuais para estudo, localizadas no 2º e 3º andares, dispõem de mesas individuais para estudo.Copas, localizadas nos 2º (ala norte) e 3º andares (alas sul e norte), equipadas com microondas e geladeira para os estudantes e usuários fazerem refeições.
Corredor Cultural, localizado no térreo, onde acontece exposições, feiras e eventos culturais.
Empréstimo presencial de livros.
Empréstimo presencial de kit gamer e videogames.
Empréstimo presencial de jogos de mesa.
Espaço CLIC, localizado no térreo, equipado com 51 computadores para acesso gratuito à internet e ainda com acomodações para leitura.
Espaço Infantil, localizado no térreo, espaço lúdico com acervo para receber crianças de até 11 anos de idade.
Espaço GEEK, localizado no 2º andar, com acervo voltado para leitores de história em quadrinhos e para jogos eletrônicos e jogos de mesa (tabuleiro e cartas), sendo um espaço voltado para pessoas que gostam da cultura Geek e da cultura POP. O espaço disponibiliza empréstimo local de computadores gamers e consoles de videogame, como forma de disponibilizar lazer e fomentar o cenário do esporte eletrônico no DF.
Espaço BNB ZEN, localizado no 3º andar, equipado com puffes para descanso e relaxamento.
Hall de Exposições, localizado no 2º andar, com aproximadamente 130m², destinado para exposições, mostras, e outros eventos de cunho artístico e cultural.
Programa Mala do Livro, serviço de extensão bibliotecária que leva acervos para todo o Distrito Federal e Zona Rural.
Recebimento de doações de livros, que poderão ser incorporados ao acervo ou destinados a outras bibliotecas públicas do DF.
Salas de estudo em grupo e individual, localizadas nos 2º e 3º andares, com possibilidade de estudo individual e para grupos até 6 pessoas.
Sala de Cursos, localizada no térreo, destinada a cursos e minipalestras, com acesso à Internet, com capacidade de até 16 alunos.
Visitação.
Visita guiada.

 

DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES SOBRE O SERVIÇO

Para a visitação e participação nas atividades culturais e educacionais basta preencher o livro de registro de visitas, no Balcão de Atendimento, localizado no térreo, na entrada principal.
Para a utilização das instalações da BNB para estudo é necessária a realização de cadastro, mediante a apresentação de documento oficial com foto e comprovante de residência recente.
Para o empréstimo de livros é necessário o cadastrado que dará direito a retirar, através de empréstimo domiciliar, o máximo de 5 livros do acervo, com prazo de até 30 dias para renovação por igual período ou devolução. Os livros reservados e/ou atraso não poderão ser renovados.
Para o empréstimo de jogos de mesa e kits gamer é necessário o cadastrado que dará direito o empréstimo por 2 horas, podendo ser renovado caso não tenha fila de espera para uso do serviço.
O menor de 18 anos deverá apresentar carteira de identidade e CPF, caso não disponha, deverá apresentar no cadastramento: cópia da identidade do responsável, comprovante de residência e termo de compromisso, fornecido pela BNB e assinado pelo responsável.
Para ser Agente voluntário da Mala do Livro a pessoa deverá fazer um cadastro por e-mail na Gerência da Mala do Livro que fará uma análise sobre o perfil do interessado e a necessidade do endereço onde o interessado pretende atuar com a Mala do Livro.
As Salas de estudo em grupo e individual podem ser utilizadas mediante identificação, nos respectivos balcões de atendimento, do respectivo andar.
O uso dos Espaços, Salas de Estudo e Cabintes Individuais da BNB estão disponíveis mediante cadastro realizado na BNB.
O uso do Hall de Exposições, Auditório, Hall do Auditório e Sala de Cursos para realizar eventos culturais e educacionais estará disponível mediante formalização de pauta junto a Diretoria da Biblioteca Nacional de Brasília.

 

FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

Presencialmente, para acessar as instalações da BNB.
Presencialmente, no Balcão de atendimento localizado nos 3 andares da BNB (Térreo, Espaço Infantil, 2º e 3º andares), para realização de cadastro para empréstimo do acervo, uso dos Espaços, Salas de Estudo em grupo e individuais.
Pelo Telefone: (61) 3325-2607 e/ou pelo e-mail: maladolivro@cultura.df.gov.br, para solicitação de acervo ao Programa Mala do Livro e para doação de livros para projetos literários em alguma comunidade do DF.
Presencialmente, para utilização dos computadores gamers, consoles de videogames e jogos de mesa.
Pela internet através do endereço: http://bnbdigital.cultura.df.gov.br/, para consulta do acervo digital institucional.
Pela internet através do endereço: www.bnb.df.gov.br/sophia, para consulta de todo acervo, reserva e renovação de empréstimos.
Pela internet através do endereço: http://bnbdigital.cultura.df.gov.br/, para consulta do acervo digital institucional.
Pelo e-mail: gginf@cultura.df.gov.br, para solicitar informações sobre o acervo da BNB.
Pelo telefone: (61) 3325-6257 ou pelo e-mail: gat.bnb@cultura.df.gov.br, para agendamento de visita guiada e informações sobre empréstimos.
Presencialmente, para doação de livros em pequenas quantidades (até 5 livros), comparecendo ao setor de Desenvolvimento de Coleções, sala 127, 1º andar da BNB.
Pelo telefone: (61) 3325-1051 ou pelo email: gginf@cultura.df.gov.br, para solicitação de interesse em fazer doação de livros em grandes quantidades (acima de 5 livros).
Presencialmente ou pelo e-mail: gginf@cultura.df.gov.br, para doação realizada por escritor brasiliense de livro(s) de sua autoria, comparecendo ao setor de Desenvolvimento de Coleções da BNB.
Pelo e-mail: bnb@cultura.df.gov.br, para solicitação de pauta espontânea para utilização do espaço (Hall de Exposições, Auditório e Sala de Cursos).

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

De segunda a sexta-feira das 8h às 22h; sábado e domingo das 8h às 14h. Fechada em feriados.

 

ENDEREÇO

Setor Cultural Sul, lote 2, Edifício da Biblioteca Nacional, CEP: 70070-150 Brasília –DF.

 

TEMPO DE ESPERA

Imediato.

 

CUSTO

Gratuito.

 

PRIORIDADES NO ATENDIMENTO

Em observância à Lei n° 10.048, de 08 de novembro de 2000, em seu art. 1°, alterado pela Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, terão atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos.

 

PROCEDIMENTOS PARA ATENDER, RECEBER E RESPONDER AS SUGESTÕES E RECLAMAÇÕES

Por meio da Ouvidoria, através da internet, no endereço eletrônico ouv.participa.df.gov.br ou pelo telefone 162.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

Telefone: (61) 3325-6237, para dúvidas gerais.
E-mail: bnb@cultura.df.gov.br, para dúvidas gerais.
Site: http://www.bnb.df.gov.br/
Facebook: www.facebook.com/bibliotecanacional.debrasilia
Instagram: @bibliotecanacionaldebrasilia
Acessibilidade: Dispõe de instalações sanitárias para pessoas com deficiência, piso tátil em todos os andares e identificação em braile nas portas de acesso ao espaço infantil, sala de cursos, salas administrativas dos 1º e 2º andares, auditório e nas portas de acesso aos acervos.
Como chegar: Estação Central do Metrô e Ônibus que chegam a Rodoviária do Plano Piloto https://dfnoponto.semob.df.gov.br/

 

_______________________________________________________

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O QUE É OFERECIDO

♦  Empréstimo de livros.
♦ 24 cabines individuais de estudo.
♦ Jardim de leitura com capacidade para 51 pessoas. Telecentro com 10 computadores ligados à internet.
♦ Espaço infantil totalmente equipado para receber crianças de até 11 anos de idade.

♦ Roda de Choro.

 

DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES SOBRE O SERVIÇO

» Para empréstimo de livros e uso do Telecentro é necessário realização de cadastro. O usuário deverá apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência recente.
» O menor de 18 anos deverá apresentar carteira de identidade e CPF, caso não disponha, deverá apresentar no cadastramento: cópia da identidade do responsável, comprovante de residência e termo de compromisso, fornecido pela BPB e assinado pelo responsável.
» O usuário cadastrado terá direito a retirar, através de empréstimo domiciliar, o máximo de 5 livros do acervo, com prazo de até 30 dias para renovação por igual período ou devolução. A renovação pode ser solicitada por e-mail. Os livros em atraso não poderão ser renovados.
» A Roda do Choro acontece toda última sexta-feira do mês, na qual músicos voluntários se reúnem sempre a partir das 17h com seus instrumentos para tocarem clássicos da música para um momento de descontração e confraternização.
» A Biblioteca dispõe de sistema WI-FI gratuito.

 

FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

» Pessoalmente, para visitação e utilização do espaço.
» Pessoalmente ou pelos e-mails: gbpb@cultura.df.gov.br e bibpub312@gmail.com para solicitação de renovação de empréstimo de livros.

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

De segunda a sexta-feira das 7h30 às 18h.
Sábados das 7h30 às 13h30.

 

ENDEREÇO

EQS 312/313, CEP. 70364-400, Brasília-DF.

 

TEMPO DE ESPERA

Imediato.

 

CUSTO

Gratuito.

 

PRIORIDADES NO ATENDIMENTO

Em observância à Lei n° 10.048, de 08 de novembro de 2000, em seu art. 1°, alterado pela Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, terão atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos.

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO E CONCESSÃO DE ACESSO A PROCESSO SEI

Por meio da Ouvidoria, através da internet, no endereço eletrônico ouv.participa.df.gov.br ou pelo telefone 162.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

Telefones: (61) 3245-5022 e (61) 3245-1885

E-mails: gbpb@cultura.df.gov.br e bibpub312@cultura.df.gov.br

Instagram: @bibliotecapublicadebrasilia

Classificação indicativa: Livre.

Público-alvo: crianças, jovens, adultos, pessoas da melhor idade, pessoas com alguma deficiência, a diversidade como um todo.

Equipamentos de acessibilidade: não.

Estacionamento: público e gratuito.

Como chegar: estação 112 Sul do Metrô: www.metro.df.gov.br

 

_______________________________________________________

 

 

 

O QUE É OFERECIDO

Térreo
Anfiteatro: Capacidade para 280 pessoas;
Salão Multiuso – 72m²;
Área descoberta (atrás do salão multiuso) – 123m²;
Cordelteca – 48m²
1º Andar
Sala 2 – 23m²
Sala 3 – 23m²
Sala 4 – 25,08m²
Sala 8 – 25,08m²

 

FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

» Presencialmente, para visitação.
» Presencial ou pelo e-mail: casadocantador@cultura.df.gov.br, para solicitação de pauta espontânea.
» Por telefone (61) 3378-5067 ou pelo e-mail: casadocantador@cultura.df.gov.br, para agendamento de visita técnica e informações sobre disponibilidade de datas.
» Por e-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br, para solicitação de pautas jornalísticas e cessão do uso de imagens.
» Por e-mail: brasiliafc@cultura.df.gov.br, para solicitação de autorizações de filmagens.

OBS.: Toda pauta estará sujeita a aprovação por avaliação técnica.

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Horário de funcionamento administrativo de segunda a sexta-feira das 8h às 14h e 14h às 18h.
Horário de funcionamento do espaço de 08h às 18h, sábado, domingo e feriados, conforme a programação de atividades e eventos previamente agendados.

 

ENDEREÇO

QNN 32, Área Especial G, CEP 72220-327 Ceilândia – DF

 

TEMPO DE ESPERA

Imediato.

 

CUSTO

Gratuito.

 

PRIORIDADES NO ATENDIMENTO

Em observância à Lei n° 10.048, de 08 de novembro de 2000, em seu art. 1°, alterado pela Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, terão atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos.

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO E CONCESSÃO DE ACESSO A PROCESSO SEI

Por meio da Ouvidoria, através da internet, no endereço eletrônico ouv.participa.df.gov.br ou pelo telefone 162.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

Telefone: (61) 3378-5067 (geral) e (61) 3378-4891 (gerente),  para dúvidas.

E-mail: casadocantador@cultura.df.gov.br

Site: www.cultura.df.gov.br/casa-do-cantador-2

Facebook: https://www.facebook.com/casadocantadordobrasil

Twitter: https://twitter.com/acasadocantador

Instagram: https://www.instagram.com/explore/locations/1033137571/casa-do-cantador/

Acessibilidade: Elevador e banheiro adaptado para pessoas com deficiência.

Estacionamento: Gratuito.

Como chegar: Metrô – Estação Ceilândia Sul; Ônibus – 0.347, 0.385, Ônibus e 363.1.

 

_______________________________________________________

 

DESCRIÇÃO

O Centro Cultural Três Poderes coordena as atividades desenvolvidas em três equipamentos culturais: o Museu Histórico de Brasília (Museu da Cidade), o Espaço Lúcio Costa e o Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, do qual a Pira da Pátria e da Liberdade é parte.

 

O QUE É OFERECIDO

Visitação ao Espaço Lúcio Costa (Grande maquete da cidade de Brasília como principal atração)
Visitação ao Museu Histórico de Brasília (Guarda a memória da interiorização da capital)
Visitação ao Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves (Homenageia os heróis e heroínas nacionais, cujos nomes estão inscritos no Livro de Aço).

 

FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

» Presencialmente, para visitação.
» Presencial e/ou pelo e-mail: cc3poderes@cultura.df.gov.br, para solicitação de pauta espontânea.

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

De terça a sexta, das 9h às 18h.

Sábado, domingo e feriado: das 9h às 17h.

 

ENDEREÇO

Praça dos Três Poderes – Esplanada dos Ministérios, CEP 70.100-000 Brasília-DF

 

TEMPO DE ESPERA

Imediato, os espaços estão sujeitos a lotação, caso a capacidade máxima seja atingida será solicitada a formação de fila e a entrada acontece conforme haja a saída dos outros visitantes.

 

CUSTO

Gratuito.

 

PRIORIDADES NO ATENDIMENTO

Em observância à Lei n° 10.048, de 08 de novembro de 2000, em seu art. 1°, alterado pela Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, terão atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos.

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO E CONCESSÃO DE ACESSO A PROCESSO SEI

Por meio da Ouvidoria, através da internet, no endereço eletrônico ouv.participa.df.gov.br ou pelo telefone 162.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

Telefones: (61) (61) 3226-7709 / 3225-7660 / 3322-7025

E-mail: cc3poderes@cultura.df.gov.br – Gerência dos espaços.

Site: http://www.cultura.df.gov.br/cc3p/

Facebook: https://web.facebook.com/centroculturaltrespoderes/

Instagram: https://instagram.com/_cc3poderes_/

Como chegar: A Praça dos Três Poderes é atendida por grande oferta de linhas de ônibus.

Acessibilidade:O espaço com maquete tátil para deficientes visuais.

Estacionamento: Gratuito nas proximidades.

 

_______________________________________________________

 

O QUE É OFERECIDO

Cursos, oficinas e espetáculos de dança, e ambiente de estar com acesso a livros diversos.
OBS: as ofertas de cursos e oficinas são divulgadas em mural no próprio Centro de Dança, no site da Secretaria e normalmente no Instagram.

 

FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

» Presencialmente, para visitação e realização dos cursos e oficinas.
» Pelo site: http://www.cultura.df.gov.br/centro-de-danca-do-distrito-federal/, para consulta das ofertas de cursos e oficinas.
» Presencial ou pelo e-mail: centrodanca@cultura.df.gov.br,para solicitação de pauta espontânea.

 

CUSTOS

Os valores dos cursos e oficinas variam conforme a duração.
OBS: O valor de hora/aula é limitado a R$ 13,00.

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

De segunda a sábado de 9:00 às 22:00

 

ENDEREÇO

SAN, Quadra 1, Bloco E (Próximo ao DNIT e Petrobrás), CEP 70070-200 Brasília-DF

 

TEMPO DE ESPERA

Imediato.

 

CUSTO

» O uso da sala é gratuito para ensaios, apresentações e administração de aulas;

» Os valores para participação em cursos e oficinas variam entre gratuitos e com cobrança de até R$ 13,00 a hora/aula.

 

PRIORIDADES NO ATENDIMENTO

Em observância à Lei n° 10.048, de 08 de novembro de 2000, em seu art. 1°, alterado pela Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, terão atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos.

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO E CONCESSÃO DE ACESSO A PROCESSO SEI

Por meio da Ouvidoria, através da internet, no endereço eletrônico ouv.participa.df.gov.br ou pelo telefone 162.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

Telefone: (61) 3328-4387, para dúvidas gerais.

E-mail: centrodanca@cultura.df.gov.br,para dúvidas gerais.

Site: www.cultura.df.gov.br/centro-de-danca-do-distrito-federal/

Instagram: @centrodedancadf

Acessibilidade: Salas de dança e banheiros com acessibilidade a cadeirantes, acesso com piso tátil em todas as salas e banheiros do andar térreo.

Estacionamento: Gratuito.

Como chegar: a 800m da Rodoviária do Plano Piloto, ou primeira parada da L2 Norte.

_______________________________________________________

 

O QUE É OFERECIDO
Programação fílmica.
Exibições de festivais e mostras temáticas de cinemas, conforme programação.
Projeto Cine Brasília Debate: exibição de filmes seguidos de debates com equipe de realização, pesquisadores, críticos de cinema ou especialistas.
Projeto ESCOLA VAI AO CINEMA: exibição de filmes nacionais para crianças e adolescentes de escolas públicas do DF, em parceria com a Secretaria de Educação, acontece todas as quartas-feiras, durante o período letivo.
Projeto CONCERTOS DIDÁTICO, juntamente com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em parceria com a Secretaria de Educação, consiste na apresentação especial para crianças e adolescente de escolas públicas do DF.
Concertos da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, toda terça-feira às 20hs.
Eventos culturais diversos como exposições de artes visuais no foyer, lançamentos de livros e feiras artesanais, conforme programação.

 

FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
» Presencialmente, para acesso à programação.
» No site: http://www.cultura.df.gov.br/cinebrasilia/, para consultar a programação.
» Pelo telefone (61) 3325-6134 ou pelo e-mail: audiovisual@cultura.df.gov.br, para agendamento de escolas para os projetos A ESCOLA VAI AO CINEMA e CONCERTOS DIDÁTICOS.
» Pelo e-mail: audiovisual@cultura.df.gov.br, para solicitação de pauta espontânea.

 

CUSTOS
Ingressos: R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia)
A maior parte das mostras temáticas de cinema e as apresentações da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) são gratuitas.

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
De terça-feira a domingo das 15h às 23h.

 

ENDEREÇO
EQS 106/107, Asa Sul, CEP 70345-400, Brasília/DF.

 

TEMPO DE ESPERA

Imediato.

 

PRIORIDADES NO ATENDIMENTO 

Em observância à Lei n° 10.048, de 08 de novembro de 2000, em seu art. 1°, alterado pela Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, terão atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos.

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO E CONCESSÃO DE ACESSO A PROCESSO SEI

Por meio da Ouvidoria, através da internet, no endereço eletrônico ouv.participa.df.gov.br ou pelo telefone 162.e-SIC

 

OUTRAS INFORMAÇÕES
Telefone: (61) 3244-1660, para dúvidas gerais.
E-mail: cinebrasilia@cultura.df.gov.br, para dúvidas gerais.
Site: http://www.cultura.df.gov.br/cinebrasilia/
Instagram: @cinebrasiliaoficial
Facebook: https://www.facebook.com/CineBrasiliaOficial/
Público-Alvo: Cinéfilos, estudantes, artistas, jornalistas, pesquisadores e público em geral.

 

_______________________________________________________

 

O QUE É OFERECIDO

Cineteatro (com capacidade para 340 pessoas)
Teatro de arena (semi-arena ao ar livre com capacidade para 450 pessoas)
Sala multiuso
. 

FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

» Presencialmente, para visitação.
» Presencial ou pelo e-mail: gccp@cultura.df.gov.br, para solicitação de pauta espontânea.
» Por Telefone (61) 3387-2325 ou pelo e-mail: gccp@cultura.df.gov.br, para agendamento de visita técnica e informações sobre disponibilidade de datas.
» Por e-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br, para solicitação de cessão de uso de imagem

 

ENDEREÇO

Avenida Uberdan Cardoso, Setor Administrativo, Lote 02, CEP: 73310-100 Planaltina-DF.

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

» Horário de funcionamento administrativo de segunda a sexta-feira de 9hs às 17hs.
» Horário de funcionamento do espaço, período noturno, sábado, domingo e feriados, conforme a programação de atividades e eventos previamente agendados.

 

TEMPO DE ESPERA

Imediato.

 

CUSTO

Gratuito.

 

PRIORIDADES NO ATENDIMENTO

Em observância à Lei n° 10.048, de 08 de novembro de 2000, em seu art. 1°, alterado pela Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, terão atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obeso.

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO E CONCESSÃO DE ACESSO A PROCESSO SEI

Por meio da Ouvidoria, através da internet, no endereço eletrônico ouv.participa.df.gov.br ou pelo telefone 162.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

Telefone: (61) 3387-2325, para dúvidas.

E-mail: gccp@cultura.df.gov.br

Site: www.cultura.df.gov.br/ccp

Instagram: @ccplanaltina

Facebook: ccplanaltina

Acessibilidade: Há rampas de acesso para cadeirantes, plataforma para acesso à galeria de exposições, banheiros para pessoas com deficiência e estacionamento com vagas para idosos e deficientes.

Estacionamento: Gratuito (com acesso pela via lateral).

Wi-Fi: gratuito

Como chegar: O CCP fica localizado entre a Administração Regional e o MPDFT, próximo a rodoviária. É possível chegar por todos os ônibus que tenham o terminal rodoviário de Planaltina como rota, linhas diretas de qualquer local de Planaltina, inclusive zona rural. Também é possível o acesso direto vindo de Sobradinho, Paranoá, Formosa-GO e Planaltina-GO.

OBS: Os espaços do CCP são de uso prioritário para eventos e atividades culturais e governamentais, conforme linha curtorial do espaço.

_______________________________________________________

 

O QUE É OFERECIDO

Cine Teatro Verônica Moreno: Capacidade para 256 lugares, sendo 05 lugares para obesos e 02 espaços para cadeira de rodas;
Salão Multiuso – 185,25m²
Galpão Garagem- 218,75m²
Sala Multiuso – 63 m²
Sala para Teatro – 63 m²
Sala para Dança – 63 m²
Ateliê das Artes – 63 m²
Lanchonete – 43m²

 

FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

» Presencialmente, para visitação.
» Presencial ou pelo e-mail: gccs@cultura.df.gov.br, para solicitação de pauta espontânea.
» Por Telefone (61) 3358-0815 ou pelo e-mail: gccs@cultura.df.gov.br, para agendamento de visita técnica e informações sobre disponibilidade de datas.
» Por e-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br, para solicitação de cessão de uso de imagem.

 

ENDEREÇO

Quadra 301 Conjunto 05 Lote 01, CEP: 72305-970, Samambaia-DF.

 

TEMPO DE ESPERA

Imediato.

 

CUSTO

Gratuito.

 

PRIORIDADES NO ATENDIMENTO

Em observância à Lei n° 10.048, de 08 de novembro de 2000, em seu art. 1°, alterado pela Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, terão atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos.

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO E CONCESSÃO DE ACESSO A PROCESSO SEI

» Por meio da Ouvidoria, através da internet, no endereço eletrônico ouv.participa.df.gov.br ou pelo telefone 162.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

Telefone: (61) 3358-0815

E-mail: gccs@cultura.df.gov.br

Site: www.cultura.df.gov.br/ccs/

Instagram: @complexosamambaia

Acessibilidade: É adaptado para pessoas com deficiências de mobilidade.

Estacionamento: Externo Gratuito (com acesso pela via lateral).
OBS: Os espaços do CCS são de uso prioritário para eventos e atividades culturais e governamentais, conforme linha curtorial do espaço.

 

_______________________________________________________

 

DESCRIÇÃO

Executada a partir de projeto de Oscar Niemeyer, a Concha Acústica foi inaugura em 1969 como o primeiro grande espaço para concertos e espetáculos da cidade. Ela se localiza em frente ao Lago Paranoá, em uma área de lazer perto de um calçadão, de restaurantes, do Museu de Arte de Brasília e de píer para banhistas e atracação de embarcações.
Em forma de anfiteatro ao ar livre, seu palco, em nível inferior ao da plateia, é dotado de concha acústica com 42 metros de comprimento e 5 metros de altura na parte mais elevada. O projeto tem linhas arrojadas e teve como objetivo integrar a arquitetura com a natureza. Sua capacidade é de 5.000 pessoas. Conta com dependências para bilheteria e camarins e estacionamentos públicos no entorno. Possui banheiros de alvenaria para o público.

 

FORMA DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

» Pelo e-mail: mab@cultura.df.gov.br, para envio de propostas de projetos e ações de ocupação.

 

ENDEREÇO

SCE Trecho Enseada 01, projeto Orla – polo 03, lote 20, CEP: 70800-200 Brasília – DF (ao lado do Museu de Arte de Brasília – MAB)

 

TEMPO DE ESPERA

Imediato.

 

CUSTO

Gratuito.

 

PRIORIDADES NO ATENDIMENTO

Em observância à Lei n° 10.048, de 08 de novembro de 2000, em seu art. 1°, alterado pela Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, terão atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos.

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO E CONCESSÃO DE ACESSO A PROCESSO SEI

Por meio da Ouvidoria, através da internet, no endereço eletrônico ouv.participa.df.gov.br ou pelo telefone 162.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

Site: http://www.cultura.df.gov.br/concha-acustica/

 

_______________________________________________________

 

FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

» Presencialmente, para visitação e acesso à Galeria Fayga Ostrower.

» Por telefone: (61) 99164-2972, para solicitação de visita guiada.

» Por e-mail: mariana.abreu@cultura.df.gov.br e eixocultural@cultura.df.gov.br, para solicitação de pauta espontânea.

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

As exposições ficam abertas Sexta, Sábado e Domingo das 9h às 17h.

 

ENDEREÇO

Setor de Divulgação Cultural (SDC), Lote 2 – (entre a Torre de TV e o Centro de Convenções), Eixo Monumental – Brasília, CEP: 70.070-350.

 

TEMPO DE ESPERA

Imediato.

 

CUSTO

Gratuito.

 

PRIORIDADES NO ATENDIMENTO

Em observância à Lei n° 10.048, de 08 de novembro de 2000, em seu art. 1°, alterado pela Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, terão atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos.

 

PROCEDIMENTOS PARA ATENDER, RECEBER E RESPONDER AS SUGESTÕES E RECLAMAÇÕES

» Por meio da Ouvidoria, através da internet, no endereço eletrônico ouv.df.gov.br ou pelo telefone 162.

» Solicitação de Acesso à Processo deverá ser realizada por meio do e-SIC

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

Telefone: (61) 99164-2972, para dúvidas e agendamentos.

E-mail: mariana.abreu@cultura.df.gov.br e eixocultural@cultura.df.gov.br, para dúvidas e agendamentos.

Instagram: www.instagram.com/eixoculturaliberoamericano/
Acessibilidade: Rampas, estacionamento e banheiro adaptado para PCD.
Estacionamento: Gratuito.
Como chegar: Ônibus (Eixo Monumental), carro, bicicleta, dentre outros.

 

_______________________________________________________

 

O QUE É OFERECIDO

♦ Galpão das Artes: espaço para aulas e oficinas de artes plásticas/visuais e exposições; quatro bais com pia para desenvolvimento das atividades;

♦ Galeria Rubem Valentim: espaço para exposições e eventos de economia criativa; possui iluminação por spots e vitrine expositiva colta para a via W3 Sul;

♦ Galeria Parangolé: espaço para exposições e eventos de economia criativa; possui iluminação por spots e vitrine expositiva colta para a via W3 Sul;

♦ Praça Central: é uma galeria de livre circulação entre as vias W3 e W2 Sul. Abriga exposições, eventos de economia criativa,solenidades, cerimônias e apresentações musicais. Possui estrutura de sonorização móvel e iluminação;

♦ Mezanino da Praça Central: com piso em madeira, pode receber exposições e eventos de economia criativa. Configura um espaço de convivência;

♦ Biblioteca de Artes Ethel de Oliveira Dornas: com gibiteca e musiteca. Bliblioteca especializada em informação artística com um acervo de aproximadamente 3500 livros sobre arte, e a gibiteca, que é a primeira de Brasília, conta com aproximadamente 20 mil exemplares;

♦ Teatro Galpão Hugo Rodas: a maior sala do Espaço Cultural, conta com uma ampla estrutura física de caráter multifuncional, sistemas de sonorização e iluminaçção e capacidade para até 220 pessoas; direcionado ao teatro, dança e apresentações musicais, cerimônias e solenidade;

♦ Teatro de Bolso: possui sonorização móvel, 54 lugares, direcionado ao teatro e apresentações musicais além de servir a workshops e cursos de audiovisual;

♦ Sala Marco Antônio Guimarães: cine teatro com capacidade para até 42 lugares mais duas vagas para cadeirantes;

♦ Sala Multiuso: possui sistemas de sonorização e iluminação e piso em madeira, sendo dedicada ao teatro, dança e apresentações musicais; arquibancada para até 98 lugares;

 

FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

» Presencialmente, para visitação.
» Presencial e/ou pelo e-mail: 508sul@cultura.df.gov.br, para solicitação de pauta espontânea.

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

De terça a sábado, das 10h às 20h.
Domingo das 10h às 19h.
Segunda-feira: apenas funcionamento interno, e ensaios e oficinas pré-agendadas.

 

ENDEREÇO

CRS 508 W3 sul bloco A loja 72, CEP: 70351-515 Brasília-DF.

 

TEMPO DE ESPERA

Imediato.

 

CUSTO

Gratuito para as atividades oferecidas pelo ECRR e mediante pagamento de ingresso quando for parte da programação realizada por terceiros no ECRR.

 

PRIORIDADES NO ATENDIMENTO

Em observância à Lei n° 10.048, de 08 de novembro de 2000, em seu art. 1°, alterado pela Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, terão atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos.

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO E CONCESSÃO DE ACESSO A PROCESSO SEI

Por meio da Ouvidoria, através da internet, no endereço eletrônico ouv.participa.df.gov.br ou pelo telefone 162.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

Telefone: (61) 3244-0411, para dúvidas.

E-mail: 508sul@cultura.df.gov.br

Site: www.cultura.df.gov.br/508sul/

Instagram: @espacoculturalrenatorusso

OBS.: os cursos, oficinas e apresentações teatrais são divulgados pelo Instagram

 

_______________________________________________________

 

DESCRIÇÃO

Projetado em 1988 pelo próprio Oscar Niemeyer, tendo como projeto trabalhar dentro da temática da arquitetura e urbanismo de Brasília.

 

O QUE É OFERECIDO

Visitação a exposições de artes plásticas e de arquitetura relacionadas à vida e obra de Oscar Niemeyer, assim como outras expsições com temática variada.

 

FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

» Presencialmente, para visitação.
» Presencial e/ou pelo e-mail: eon@cultura.df.gov.br, para solicitação de pauta espontânea.

 

ENDEREÇO

Praça dos Três Poderes, Bloco J, Esplanada dos Ministérios, CEP: 70.100-902

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

De terça a sexta, das 9h às 18h.

Sábado, domingo e feriado, das 9h às 17h.

 

TEMPO DE ESPERA

Imediato. Os espaços estão sujeitos a lotação, caso a capacidade máxima seja atingida será solicitada a formação de fila e a entrada acontece conforme haja a saída dos outros visitantes.

 

CUSTO

Gratuito.

 

PRIORIDADES NO ATENDIMENTO

Em observância à Lei n° 10.048, de 08 de novembro de 2000, em seu art. 1°, alterado pela Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, terão atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos.

 

AO CIDADÃO E CONCESSÃO DE ACESSO A PROCESSO SEI

Por meio da Ouvidoria, através da internet, no endereço eletrônico ouv.participa.df.gov.br ou pelo telefone 162.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

Telefones: (61) 3226-7709 / 3225-7660 / 3322-7025

E-mail: eon@cultura.df.gov.br

Site: https://www.cultura.df.gov.br/espaco-oscar-niemeyer/

Instagram: https://www.instagram.com/niemeyereon/

Acessibilidade: O espaço conta apenas com andar térreo, sendo acessível para cadeirantes.

Estacionamento: Gratuito nas proximidades.

Como chegar: A Praça dos Três Poderes é atendida por grande oferta de linhas de ônibus.

 

_______________________________________________________

O QUE É OFERECIDO

Visitação.
Visita Guiada.
Espaços para realizações de eventos:
• Sala do Saber Mário Juruna (84,69 m²) – Possui Projetor. Área para apresentações, palestras e atividades afins;
• Mini auditório ( 58,95 m²) e Cabine de Projeção (7,22 m²) – Possui 48 cadeiras fixas e Televisão. Área para apresentações, palestras e atividades afins;
• Arena (915,71 m²) – Área para apresentações, palestras e atividades ao ar livre;
• Lanchonete/ Foyer (151,97 m²) – Área de apoio para coffee break/buffet;
• Hall de entrada/ Foyer Superior ( 133,01 m²) – Área para recepção e atividades diversas.

 

FORMA DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

» Presencialmente, para visitação.
» Para agendamento de visitas guiadas para grupos e escolas, preferencialmente escolas públicas: Telefone: (61) 3306-2874 ou pelo e-mail: educativo.mpi@cultura.df.gov.br.
» Para solicitação de pauta espontânea e informações: Presencial, ou pelo telefone: (61) 3344-1155 / 3344-1154, ou pelo e-mail: mpi@cultura.df.gov.br.
» Para solicitação de cessão de uso de imagem: pelo e-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br.

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

De terça a domingo das 9h às 17h.

 

ENDEREÇO

Eixo Monumental Oeste, Zona Cívico-Administrativa, Praça do Buriti, Em frente ao Memorial JK, CEP: 70070-300 Brasília – DF.

 

TEMPO DE ESPERA

Imediato.

 

CUSTO

Gratuito.

 

PRIORIDADES NO ATENDIMENTO

Em observância à Lei n° 10.048, de 08 de novembro de 2000, em seu art. 1°, alterado pela Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, terão atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos.

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO E CONCESSÃO DE ACESSO A PROCESSO SEI

Por meio da Ouvidoria, através da internet, no endereço eletrônico ouv.participa.df.gov.br ou pelo telefone 162.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

Telefones: ((61) 3344-1155 e 3344-1154, para dúvidas.

E-mail: mpi@cultura.df.gov.br

Site: www.cultura.df.gov.br/memorial-dos-povos-indigenas/

Instagram: @memorialdospovosindigenas

Acessibilidade: rampas e banheiro adaptado.

Estacionamento: gratuito nas proximidades.

 

_______________________________________________________

 

DESCRIÇÃO

O Museu de Arte de Brasília é uma instituição museológica fundada em 1985, cujo acervo abrange as Artes Visuais e o Design dos períodos moderno e contemporâneo no Brasil. As cerca de 1.500 obras de sua coleção são assinadas pelos nomes mais importantes da produção nacional, como Tarsila do Amaral, Cildo Meireles e Sérgio Rodrigues.

 

O QUE É OFERECIDO

Visitação a exposições
Visita guiada

 

FORMA DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

Por e-mail: mab.pedagogico@gmail.com / conecta@mediato.art.br, para agendamento de visita guiada.

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

De quarta a segunda-feira, de 10h a 19h.
Fechado às terças-feiras.

 

ENDEREÇO

SHTN, trecho 01, projeto Orla polo 03, Lote 05, CEP: 70800-200 Brasília – DF.

 

TEMPO DE ESPERA

Imediato.

 

CUSTO

Gratuito.

 

PRIORIDADES NO ATENDIMENTO

 Em observância à Lei n° 10.048, de 08 de novembro de 2000, em seu art. 1°, alterado pela Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, terão atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos.

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO E CONCESSÃO DE ACESSO A PROCESSO SEI

Por meio da Ouvidoria, através da internet, no endereço eletrônico ouv.participa.df.gov.br ou pelo telefone 162.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

Site: https://www.cultura.df.gov.br/museu-de-arte-de-brasilia/

Há estacionamento público e gratuito ao lado da instituição.

O edifício está adequado a todas as normas vigentes para acessibilidade por pessoas com locomoção reduzida.

 

_______________________________________________________

 

          • O QUE É OFERECIDO

Visitação.

Área para piquenique.

Visita guiada.

 

  • FORMA DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
  • Presencial, para visitação.
    Pessoalmente ou pelo e-mail: catetinho@cultura.df.gov.br, para solicitação de pauta espontânea.
  • Pelo telefone (61) 3338-8803, para agendamento de visita guiada, por escolas.

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

De terça-feira a Domingo (inclusive feriados) das 9h às 17h.

Segunda-feira é fechado para manutenção e serviços internos.

 

ENDEREÇO

BR 040 – Saída Sul; SMPW Setor de Mansões Park Way, CEP: 72401 970 Brasília – DF.

 

TEMPO DE ESPERA.

Imediato.

 

        • CUSTO
        • Gratuito.

 

PRIORIDADES NO ATENDIMENTO

Em observância à Lei n° 10.048, de 08 de novembro de 2000, em seu art. 1°, alterado pela Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, terão atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos.

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO E CONCESSÃO DE ACESSO A PROCESSO SEI

Por meio da Ouvidoria, através da internet, no endereço eletrônico ouv.participa.df.gov.br ou pelo telefone 162.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

Telefone: (61) 3338-8803 – Atendimento Geral / (61) 3336- 8167 – Gerência

E-mail: catetinho@cultura.df.gov.br

Site: www.cultura.df.gov.br/catetinho

Instagram: @museudocatetinho

Estacionamento: Gratuito.

Como chegar:

– Automóvel: acesso principal: via BR040 sentido Santa Maria -Brasília; acesso secundário: entrada pelo Country Club Brasília sentido saída Sul.

– Transporte público: Linhas com saída da Rodoviária do Plano Piloto

2202 – Terminal de Integração do Gama (paradora) –

BRT 2302 – Terminal de Interação Santa Maria –

BRT 250.3 – Santa Maria (Qd100/200)

 

_______________________________________________________

 

O QUE É OFERECIDO

Visitação a Exposições.

Visita guiada.

Espaço para realização de eventos, composto por 1 Auditório com 700 lugares e 1 Auditório com 80 lugares.

 

REQUISITOS

» Para visita guiada: escolas e faculdades.

» Para exposições: artistas com carreira consolidada ou coleções de interesse e relevância nacional devem enviar projeto de exposição e portfólio.

 

FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

» Presencialmente, para visitação.
» Por Telefone (61) 3325-5220 e/ou pelo e-mail: museu@cultura.df.gov.br, para agendamento de visita guiada, preferencialmente por escolas públicas.
» Por e-mail: supac@cultura.df.gov.br, para solicitar pauta para eventos nos auditórios e área externa e informações sobre disponibilidade de datas.
» Por e-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br, para solicitação de cessão de uso de imagem.

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

De terça-feira a domingo e feriados das 9h às 18h30.

OBS.: O Museu não abre nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro e em feriados com grandes eventos na Esplanada dos Ministérios e no Complexo Cultural da República.

 

ENDEREÇO

Setor Cultural Sul, Lote 2 Esplanada dos Ministérios

 

TEMPO DE ESPERA.

Imediato.

 

CUSTO

Gratuito.

 

PRIORIDADES NO ATENDIMENTO

Em observância à Lei n° 10.048, de 08 de novembro de 2000, em seu art. 1°, alterado pela Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, terão atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos.

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO E CONCESSÃO DE ACESSO A PROCESSO SEI

Por meio da Ouvidoria, através da internet, no endereço eletrônico ouv.participa.df.gov.br ou pelo telefone 162

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

Telefones: (61) 3325-5220/3325-6410/3325-2589

Site: http://www.cultura.df.gov.br/museu-nacional-republica/

Instagram: https://www.instagram.com/museunacionaldarepublica

Facebook: https://www.facebook.com/museunacionaldarepublica

Entrada: Gratuita.

Público-alvo: Sociedade em geral

Acessibilidade: Banheiros, elevadores e sinalização das salas em Braille. A praça do Conjunto Cultural tem piso tátil.

OBS.: Os auditórios do Museu são restritos a eventos culturais e governamentais, com uso prioritário para o programa educativo.

OBS.: Não é permitido o consumo de alimentos e bebidas nas dependências do Museu.

 

 

_______________________________________________________

 

O QUE É OFERECIDO
Exposição “Poeira Lona e Concreto”: projetada de forma a proporcionar ao observador uma visão histórica da cidade desde o seu marco zero. Diferentes ambientações exibem fotografias, móveis, documentos e objetos como forma de dar ao visitante a oportunidade de conhecer a trajetória da mudança da capital do País.
Exposição “O Cerrado de Pau de Pedro”: Pedro Barros de Oliveira, artista popular falecido em 2005 que se erradicou em Brasília depois que veio para um tratamento médico. A exposição homenageia o acervo do artista popular que adorava os animais e seu imaginários passeava por vários bixos. Às peças remetem à visão do bioma vistas pelo olhar de seu Pedro, que trabalhava com elementos do cerrado.
Exposição “Mulheres na Construção de Brasília”: retrata a rotina de mulheres que aqui viveram e trabalharam e que fora fundamental na construção da nova capital do país em um capítulo oculto na história da cidade. Eram cozinheiras, lavadeiras, costureiras, enfermeiras, professoras e etc. Trabalhavam duro nas obras, cuidavam das famílias e da comunidade, enfrentando condições precárias e a dura realidade do canteiro de obra.
Exposição “Candangos Pioneiros” : parte da proposta de homenagear duas presenças ilustres na construção de Brasília: Ernesto Silva e Edson Porto. A exposição registra dois pioneiros e seus grandes marcos na construção da capital, sendo possível entender história do micro, de quem estava nos bastidores construindo e fazendo um sonho se tornar realidade. À exposição ganha um olhar especial não só pela história, mas também por se tratar de um acervo pessoal disponibilizado por suas respectivas esposas, que compartilham histórias e memórias de carinho e admiração pela trajetória de seus parceiros e pela forma que acreditaram na construção.
Exposição “A construção de Brasília Segundo Jankiel Gonczarowska”: a partir de 1956, Jankiel Gonczarowska foi enviado pelos veículos do Rio de Janeiro para cobrir a saga da construção da nova capital. Avesso à fotografia posada e de estúdio, o fotógrafo encontrou-se em seu habitat natural ao registrar o progresso no canteiro de obras e as pessoas que circulavam pelo local. As fotos dos prédios em construção, sem pessoas, eram encomendas expressas de seus empregadores para alimentar a curiosidade do público sobre o desenvolvimento da nova cidade.
Maquete Interativa: que retrata os traços do urbanista Lúcio Costa que em 1957 venceu o concurso para a escolha do projeto Plano Piloto de Brasília. Ele partiu de uma ideia bem simples, dois eixos que se cruzam formando uma cruz, o formato de avião se deu pelo relevo da região.
Oficinas do Saber Fazer: são espaços de troca de idéias, de conhecimento, de convivência, de trabalho. Nelas se dá o encontro entre os saberes tradicionais e as técnicas mais avançadas, nelas se criam alternativas tecnológicas. Espaço de descoberta, de resgate, de criação e de valorização da nossa cultura, a oficina reafirma o fazer humano como forma legitima de expressão e comunicação e de participação no processo. Desenvolvendo pesquisa e produção, as Oficinas do Saber Fazer oferecem também cursos, seminários, workshops e outras atividades que possibilitam um contato direto entre artesãos, artistas e profissionais de suas áreas de abrangência e o público frequentador. O caráter permanente das Oficinas possibilita a participação efetiva da comunidade dentro do Museu fazendo com que ela o reconheça como parte de seu cotidiano. Estão em funcionamento e/ou em estágio de implementação as oficinas do Lacre, da Costura, da Gravura, da Cerâmica, da Fibra, da Madeira, da Memória e de Artes Gráficas.
Ensaios Fotográficos e Eventos: O Museu Vivo da Memória Candanga por ser um museu que preserva e divulga a história da construção de Brasília, a capital do Brasil e que ocupa as instalações do antigo Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira (HJKO), primeiro hospital construido no Distrito Federal, inaugurado em 1957. Era um conjunto de 23 edificações em madeira e que permaneceu como complexo hospitalar e de apoio até 1974, quando o Hospital Distrital (atual Hospital de Base) foi inaugurado. Assim, todo o espaço apresenta um cenário bucólico único muito procurado para realização de ensaios fotográficos e para realização de eventos.
Auditório e Espaços Multiusos: para realização de paletras, teatro, shows e os mais diversificados eventos audiovisuais.

 

FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO
» Presencialmente, para visitação.
» Pelo e-mail: mvmc@cultura.df.gov.br, para solicitação de visita guiada e agendamento de grupos escolares.
» Pelo Telefone: (61) 3301-6641 e/ou pelo e-mail: mvmc@cultura.df.gov, para solicitação de pauta espontânea.

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
De segunda a sábado das 9h às 17h.

 

ENDEREÇO
Lote D Setor Juscelino Kubistchek, CEP: 71739-020 Núcleo Bandeirante, Brasília-DF.

 

TEMPO DE ESPERA

Imediato.

 

CUSTO

Gratuito.

 

PRIORIDADES NO ATENDIMENTO

Em observância à Lei n° 10.048, de 08 de novembro de 2000, em seu art. 1°, alterado pela Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, terão atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos.

ATENDIMENTO AO CIDADÃO E CONCESSÃO DE ACESSO A PROCESSO SEI

Por meio da Ouvidoria, através da internet, no endereço eletrônico ouv.participa.df.gov.br ou pelo telefone 162.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES
Telefone: (61) 3301-6641, para dúvidas.
E-mail: mvmc@cultura.df.gov.br
Site: http://www.cultura.df.gov.br/mvmc/
Facebook: facebook.com/museuvivodamemoriacandanga
Instagram: @museuvivodamemoriacandanga
Acessibilidade: Rampas de acesso para cadeirantes. Maquete com sons em 3 línguas.
Estacionamento: Gratuito.
Como chegar: Todas as linhas de transporte que percorrem a EPNB sentido EPIA

 

 

_______________________________________________________

 

– PÓLO DE CINEMA E VÍDEO GRANDE OTELO
– TEATRO NACIONAL CLAUDIO SANTORO
– CONJUNTO FAZENDINHA
– CINE ITAPUÃ

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO E CONCESSÃO DE ACESSO A PROCESSO SEI
Por meio da Ouvidoria, através da internet, no endereço eletrônico ouv.participa.df.gov.br ou pelo telefone 162.