Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal

Concha Acústica

 

Localizada às margens do Lago Paranoá, no Setor de Clubes Esportivos Norte (ao lado do Museu de Arte de Brasília – MAB), está a Concha Acústica do Distrito Federal. Inaugurada oficialmente em 1969, a Concha Acústica foi projetada por Oscar Niemeyer e doada pela Terracap à Fundação Cultural de Brasília, hoje Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Foi o primeiro grande palco da cidade, construído com o objetivo de receber eventos e shows ao ar livre.

 

Durante a década de 1970, a Concha foi pouco utilizada para eventos artísticos. Parou de funcionar em 2001, tendo sido reformada e reaberta em setembro de 2003. Entre 2013 e 2014, a estrutura passou por nova reforma. Está em pleno funcionamento desde agosto de 2021.

Em forma de anfiteatro, seu palco é situado em nível inferior ao da plateia,  dotado de uma concha acústica com 42 metros de comprimento e cinco metros de altura na parte mais elevada. São 29.750 m², ocupando uma área construída de 8.435,12 m², com capacidade para cinco mil pessoas sentadas em um dos 200 bancos de concreto distribuídos em 30 fileiras.

 

Sua estrutura é composta por três projeções de formas retangulares e uma plataforma de configuração trapezional, com um setor circular côncavo. O projeto de linhas arrojadas teve como objetivo integrar a arquitetura com a natureza.

A entrada não apresenta barreiras físicas e há estacionamento disponível ao público.

A capacidade do auditório é para 5 mil pessoas. Há um sanitário acessível disponível para o público.

Há 01 sanitário acessível no camarim.

 

Endereço: SCE Trecho Enseada 01, projeto Orla – polo 03, lote 20, CEP: 70800-200 Brasília – DF

 

Telefone: (61)3306-1375

 

E-mail: mab@cultura.df.gov.br

 

Gerente: Marcelo Jorge

 

A programação completa do espaço pode ser encontrada nas redes sociais.

Instagram: @concha_acustica_df