15/04/2025 às 17h34 - Atualizado em 16/04/2025 às 21h01

Para o aniversário de Brasília, Secec-DF organiza uma programação cultural diversificada e gratuita

COMPARTILHAR

Edição: André Barreto

Em comemoração aos 65 anos de Brasília, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF) preparou uma programação cultural diversificada e gratuita, que ocorrerá entre os dias 19 e 21 de abril. As atividades incluem exposições no Museu Nacional da República, apresentações no Teatro Nacional Cláudio Santoro e mostras de cinema no Cine Brasília.


No Museu Nacional da República, os visitantes poderão apreciar a exposição “JK: Mineiro de Diamantina, candango de Brasília”. Nela, são apresentadas fotografias de Juscelino Kubitschek - algumas inéditas -, mostrando a face mais humana do estadista que mudou a política brasileira, ao trazer o centro do poder para o centro do país. São fotografias do homem que liderou esse incrível movimento de mudança e crescimento, mas que  também era filho, pai, marido, irmão, avô, amigo dos seus amigos. Tinha afetos e desafetos. Ouvia bossa nova e jazz. As fotos revelam um cidadão comum, apesar de extraordinário.

Também no Museu Nacional da República ocorre a mostra “Brasília: 65”, do artista plástico e publicitário Pedro Garcia. A exposição apresenta um conjunto de 65 obras, uma para cada ano de existência da capital, incluindo cinco novas gravuras criadas especialmente para esta edição comemorativa. As imagens retratam não apenas os monumentos emblemáticos de Brasília, mas também seus espaços mais cotidianos e afetivos - revelando o olhar de quem nasceu, cresceu e criou raízes na cidade.

Já o Teatro Nacional Cláudio Santoro será palco de diversas atrações, incluindo a Companhia Os Melhores do Mundo e a peça “Hermanoteu na Terra de Godah”. Criada em 1995, esta é a obra mais conhecida do grupo. A comédia foi demandada pelo público do Brasil inteiro, apresentada em Portugal e nos EUA e replicada dezenas de vezes por montagens amadoras em todo o país e no exterior. Extremamente atual, essa despretensiosa sátira aos filmes sobre o Antigo Testamento se utiliza de notórios fatos e personagens históricos para fazer humor com o dia a dia da nossa realidade.

Ainda no Teatro Nacional Cláudio Santoro, a Orquestra Sinfônica apresenta o espetáculo “Clássico do Rock” - uma performance de música erudita com toques de rock. “Todas as manifestações musicais têm seus clássicos. No projeto, a gente inclui uma música do repertório clássico universal e depois nós apresentamos clássicos de diversas variedades, como Eduardo e Mônica, um clássico do rock brasiliense”, explica o maestro titular da orquestra, Claudio Cohen.

No Cine Brasília, a “Mostra Brasílias em Cena” exibirá filmes que destacam a diversidade cultural e histórica da cidade. A programação inclui títulos como “Manual do Herói”, “O Vazio de Domingo à Tarde”, “Capitão Astúcia”, “A Câmara” e “Branco Sai, Preto Fica”. ​

O Secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Claudio Abrantes, enfatizou a importância da programação. “Brasília é uma cidade plural, que inspira e conecta pessoas de diversas origens. Este programa cultural, que celebrará nossas raízes e conquistas, é uma maneira de engrandecer ainda mais nossa história e de fortalecer o papel da cultura como ferramenta de inclusão e desenvolvimento”, disse o secretário.

Ele também destacou que todas as atividades terão entrada gratuita, buscando envolver a comunidade em um grande movimento cultural. ​

Para o Subsecretário do Patrimônio Cultural, Felipe Ramón, “Brasília é uma cidade que respira cultura em cada canto. Temos uma diversidade de espaços culturais que refletem a riqueza e a pluralidade de nossa sociedade. A reabertura de locais históricos, como o Cine Brasília e o Teatro Nacional, simboliza não apenas a preservação de nossa memória, mas também o compromisso contínuo com a promoção da cultura e o acesso democrático à arte para todos os cidadãos”.

Confira a íntegra da programação da SECEC (atenção para a retirada de ingressos):

Dia 19 (Sábado)

Museu Nacional da RepúblicaNão há necessidade de retirada de ingressos.

11h – Exposições “JK: Mineiro de Diamantina, candango de Brasília” e “Brasília: 65”, de Pedro Garcia

Teatro Nacional Cláudio Santoro - Ingressos por meio da plataforma Ingresso Digital

21h – Espetáculo com Os Melhores do Mundo – “Hermanoteu na Terra de Godah”

Cine Brasília - Retirada de ingressos na bilheteria própria.

10h - Manual do Herói

14h - O Vazio de Domingo a Tarde (Sessão Acessível)

16h - Capitão Astúcia

18h - A Câmara

20h - Branco Sai, Preto Fica

Dia 20 (Domingo)

Teatro Nacional Cláudio Santoro - Ingressos por meio da plataforma Sympla

20h – Stand-up comedy com TJ Fernandes

Cine Brasília - Retirada de ingressos na bilheteria própria.

10h - Manual do Herói

14h - Dulcina

16h - O Último Cine Drive-In

18h10 - Rodas de Gigante

20h00 - Somos Tão Jovens

Dia 21 (Segunda-feira)

Teatro Nacional Cláudio Santoro - Ingressos por meio da plataforma Ingresso Digital, para o Concerto.

20h – Concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional – “Clássicos do Rock”.

Cine Brasília - Retirada de ingressos na bilheteria própria.

14h - Manual do Héroi

16h - Vladimir Carvalho - Cinema e Memória (Curta-metragem) + Plano B

18h - Democracia em Vertigem

20h20 - Eduardo e Mônica