Notícia Aberta
Solenidade marca concessão de terreno à Fundação Athos Bulcão
COMPARTILHAR
Texto: André Barreto
Cerimônia ocorre na quarta-feira (2), às 18h, no Foyer da Sala Martins Pena do Teatro Nacional
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) promove solenidade para a entrega simbólica à Fundação Athos Bulcão (FundAthos) do terreno que abrigará a sede da instituição, na quarta-feira (2), às 18h, no Foyer na Sala Martins Pena do Teatro Nacional – local emblemático e na data do aniversário de nascimento do artista.
O governador Ibaneis Rocha sancionou nesta segunda-feira (30/6) projeto de lei que autoriza a concessão de uso do terreno público por 35 anos.
O terreno a ser concedido - atualmente sob responsabilidade da Secec-DF - é o lote 12 do Setor de Divulgação Cultural (SDC), com área de 1.225 metros quadrados, localizado próximo à antiga Funarte e ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
Após diversos anos e a passagem de diferentes gestões, o governador Ibaneis Rocha e o secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes, encontraram uma saída para a construção da casa definitiva para a obra de Athos Bulcão.
De acordo com o secretário Abrantes, destravar o processo foi mais do que resolver uma questão burocrática, foi um gesto de respeito à memória de Athos Bulcão e ao papel fundamental da fundação para a cultura de Brasília. “Com a nova sede, damos um passo firme na valorização da arte, da história e dos espaços voltados à cultura”, afirmou.
A presidente da FundAthos, Márcia Zarur, destacou que “esta é uma dívida antiga que Brasília tinha com Athos. Além de pagar esta dívida, será um presente para o Athos e para todos os brasilienses”.
“Nada mais justo, nada mais merecido, do que oferecer a esta cidade um local onde as pessoas possam conhecer e admirar ainda mais a obra do professor Athos”, ressaltou a secretária-executiva da Fundação, Valéria Maria Lopes Cabral.
Criada em dezembro de 1992, a Fundação Athos Bulcão opera em um espaço alugado na 510 Sul, e a busca por uma sede própria foi uma batalha contínua.
O processo estava travado há muitos anos devido a questões burocráticas, pois o governo não poderia doar um terreno público para uma fundação privada. O avanço veio pela mediação do secretário Claudio Abrantes.
A solução encontrada por ele foi uma modificação legal, ou seja, transformar a doação em uma concessão de direito de uso por 35 anos, podendo ser renovada por igual período. Essa foi a base do PL encaminhado pelo governador Ibaneis Rocha à CLDF - aprovado no dia 17 passado. Em contrapartida, caberá à Fundação arcar com as despesas de construção do prédio, licenças, tributos e demais autorizações legais. Segundo o texto aprovado, as obras destinadas à edificação deverão ser concluídas em até cinco anos, contados a partir da publicação da lei.
Com apoio da Fundação BRB, o novo lar da instituição terá projeto arquitetônico assinado por João Filgueiras Lima (o Lelé), colaborador de longa data de Athos Bulcão. A proposta contempla um complexo cultural com teatro/auditório de 180 lugares, sala multiuso, museu, galeria, loja e café. O prédio terá cobertura ondulada, com uma grande claraboia ao centro, proporcionando iluminação natural.