Nos últimos anos, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) vem investindo recursos e atenção na implantação da Política do Livro, Leitura e Oralidade, por meio de ações fundamentais como o Prêmio Candanguinho de Poesia Infanto-Juvenil e o Prêmio Candango de Literatura. A proposta é de que ambos passem a fazer parte do calendário cultural local, com realização contínua e reconhecimento nacional.
CANDANGUINHO
Para incentivar os jovens leitores e escritores, o Prêmio Candanguinho de Poesia Infanto-Juvenil teve sua primeira edição em 2021, selecionando 30 poesias inéditas produzidas por crianças e adolescentes de seis a 17 anos para compor uma coletânea intitulada “Mala do livro: uma viagem na cultura”. A premiação foi realizada em 27 de setembro, com cerimônia que contou com show da cantora Renata Jambeiro.
A segunda edição, realizada em 2022, superou as expectativas e contou com 868 poesias inscritas, nas categorias infantil (6 a 12 anos), juvenil (de 13 a 17 anos) e pessoas como deficiência (de 6 a 17 anos), abrangendo também a participação para 30 regiões administrativas e oito cidades da Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE). A cerimônia de premiação reuniu os vencedores e seus familiares em 16 de dezembro, em solenidade repleta de atrações artísticas, para receber o livro, publicado em formatos de livro impresso, e-book e em braille.
Saiba mais:
Candanguinho inicia análise de mérito
Candanguinho premia 30 crianças e jovens
Vencedores do Candanguinho são premiados
Cultura abre 2ª edição do Candanguinho
Evento marca lançamento do II Candanguinho
II Prêmio Candanguinho divulga vencedores
Cerimônia marca entrega do II Candanguinho
CANDANGO
Com o objetivo de integrar a comunidade internacional de língua portuguesa, a Secec também implementou o Prêmio Candango de Literatura, cuja primeira edição foi realizada em 2022. A iniciativa veio incrementar a circulação da produção recente de escritoras e escritores de países lusófonos e distribuiu R$ 180 mil em prêmios, distribuídos em oito categorias: Romance, Contos, Poesia, Capa, Projeto Gráfico, iniciativas de incentivo à leitura e de incentivo à leitura para pessoas com deficiência, além do Prêmio Brasília, destinado aos autores locais. A curadoria da primeira edição foi do escritor Ignácio de Loyola Brandão, contista, romancista e membro da Academia Brasileira de Letras. Ao todo, foram 1984 inscritos, entre autores do Brasil, Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 21 de setembro, no Teatro Plínio Marcos, com apresentações de Adriana Nunes, Manassés de Sousa e do cantor e compositor pernambucano Lenine.
Saiba mais:
Candango de Literatura une 4 continentes
Candango de Literatura no mapa mundial
I Prêmio Candango tem resultado final
Festa do Prêmio Candango celebra incentivo ao livro e à leitura
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)
E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br