05/08/2025 às 15h06 - Atualizado em 05/08/2025 às 15h06

Consulta pública sobre o Plano de Ação dos Arranjos Regionais em que o DF concorre a R$ 30 milhões do Fundo Setorial do Audiovisual mira fortalecimento da área

COMPARTILHAR

Texto: André Barreto

Secec-DF abre consulta pública ao setor audiovisual e propõe pacto coletivo

O Distrito Federal inicia um movimento estratégico para ouvir a comunidade do audiovisual. A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) abriu, nesta terça-feira (5/8), consulta pública sobre a aplicação de R$ 30 milhões do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), em que o Distrito Federal concorre conforme o Edital de Chamamento Público MinC nº 4/2025. O valor será destinado à produção e/ou comercialização de obras no DF - incluindo longas-metragens, obras seriadas, telefilmes e ações de comercialização de filmes de longa-metragem.

A consulta propõe coletar, registrar e considerar as vozes da cadeia produtiva local antes da tomada de decisões sobre a alocação dos recursos. A escuta estará aberta até 10 de agosto, por meio de formulário online, disponível neste link.

De acordo com o secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes, a iniciativa é um marco na forma como se constroem políticas públicas para a cultura no DF. “A Secec-DF busca, com a participação ativa da classe artística, um modelo que reflita as dinâmicas e necessidades reais do território”, disse o dirigente da pasta.

A proposta de divisão dos recursos contempla quatro frentes:

  • Produção de longas-metragens
  • Produção de obras seriadas
  • Produção de telefilmes
  • Comercialização de obras cinematográficas de longa-metragem

“A medida representa não apenas um gesto democrático, mas uma aposta na inteligência coletiva do setor para potencializar os resultados dos investimentos”, reforçou Abrantes.

Em tempos em que a economia criativa se afirma como alavanca de desenvolvimento e geração de renda, a escuta ativa e transparente se mostra essencial. A consulta pública do FSA no DF pode, assim, marcar um novo capítulo na política audiovisual da capital do país - mais horizontal, mais dialógica e, sobretudo, mais eficaz.

Serviço

Consulta pública sobre o Plano de Ação dos Arranjos Regionais do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA)

De 5 a 10 de agosto, disponível neste link