30/08/2025 às 20h00 - Atualizado em 30/08/2025 às 21h04

Primeiro dia de encerramento do Distrito Junino reúne 100 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios

COMPARTILHAR

Edição: André Barreto

Quadrilhas campeãs emocionaram o público e shows de Natanzinho Lima e Flávio José transformaram a noite em uma grande festa

O Distrito Junino 2025 abriu sua celebração de encerramento em grande estilo nesta sexta-feira (29), reunindo cerca de 100 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios. O público foi brindado com uma noite de dança, tradição e música, marcada pelas apresentações das Juninas: Filhos do Sol, Santo Afonso, Formiga da Roça e Sanfona Lascada, campeãs das etapas classificatórias que encantaram pela riqueza cênica, criatividade dos enredos e qualidade técnica.

A festa começou com o Trio Toin do Forró, que aqueceu a plateia ao som do autêntico arrasta-pé. Na sequência, o carisma e a energia de Natanzinho Lima, um dos nomes mais proeminentes da nova geração da música brasileira, colocaram o público para dançar. O encerramento da noite ficou por conta de Flávio José, ícone do forró tradicional, que emocionou milhares de pessoas com clássicos que atravessam gerações e seguem eternizados na memória afetiva nordestina.

Para o secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Cláudio Abrantes, o resultado comprova a força da iniciativa como política pública. “O que vimos foi a Esplanada tomada pelo povo, celebrando suas raízes com orgulho. O Distrito Junino não é apenas entretenimento, mas um investimento estratégico que movimenta territórios criativos, gera empregos e garante que a nossa cultura popular e o DF estejam mais uma vez no topo dos grandes circuitos culturais do país,” afirmou.

Já Affonso Gomes, presidente do Instituto Orgulho de Ser Nordestino, entidade responsável pela execução do projeto, reforçou a dimensão histórica da noite. “Estamos encerrando o circuito mostrando porque ele já é reconhecido como o maior da história na nossa região. Não estamos falando apenas de festa, mas de uma política pública robusta, que deu protagonismo às quadrilhas como patrimônio imaterial do nosso povo. O que vimos hoje foi a consagração desse trabalho coletivo”, destacou.

Mais do que espetáculo, o encerramento simboliza a síntese de um circuito que se consolidou como o maior da história do Distrito Federal. Foram 261 apresentações de quadrilhas, realizadas ao longo de 41 dias de evento em diferentes regiões administrativas do DF e também, pela primeira vez, no Entorno.

Próxima noite de festa

O encerramento segue neste sábado (30), com as quadrilhas Rasga o Fole, Si Bobiá a Gente Pimba, Sabugo de Milho, Arroxa o Nó e Pau Melado.

O esquenta ficará por conta do Trio Asa Branca, seguido pelos aguardados shows de Wesley Safadão, Chambinho do Acordeon - intérprete de Luiz Gonzaga no cinema - e da dupla George Henrique & Rodrigo.

Serviço –  Encerramento Distrito Junino 2025

Local: Esplanada dos Ministérios – Brasília/DF

Datas: 29 e 30 de agosto de 2025

Horário: A partir das 18h

Entrada gratuita – Ingressos disponíveis pelo Sympla

Mais informações: @distritojunino2025